segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ei! Quem é o teu senhor?


Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?  Mateus 6:24,25

Muitas pessoas pensam que satanás é um senhor que pode ser servido e adorado, como Deus é adorado, mas a Bíblia nos mostra claramente que a grande luta do homem é decidir entre servir a Deus ou a Mamom.
MAMOM - Palavra aramaica que significa "riquezas" e esse termo foi usado por Jesus para designar uma entidade que existe no reino espiritual, adorado como “deus das finanças”.

O que Jesus nos fala aqui não é a respeito de ter ou não dinheiro, de ter muito ou de ter pouco. Não fala de voto de pobreza, nem sobre o gastar excessivamente.
O texto nos fala a respeito do quanto gastamos para servir, atender, conseguir, manter este deus “riquezas” em nossas vidas.

As pessoas trabalham para ganhar o pão de cada dia. Para isso o trabalho existe. Mas, o mundo e seu sistema têm levado o homem e buscar mais do que o pão diário e muito mais do que é necessário.
Nesse corre-corre, homens e mulheres se entregam de corpo e alma a obter o dinheiro.

Não importa o clima, pode estar chovendo, ele vai para o trabalho. Pode ter greve de todos os meios de condução, ele arruma uma forma de ir trabalhar. Quando está doente, só falta se estiver morrendo e se precisa faltar, ele arruma um atestado médico. Se  for preciso faz hora extra.
Mas, essa mesma pessoa, se estiver chovendo não vai à igreja, se não tem ônibus, também não vai. Doente? Melhor ficar em casa e sem a preocupação de avisar aos pastores. Se for preciso “fazer uma hora extra na igreja”, imagine a cara feia.

A grande pergunta é: Quem você está valorizando mais em sua vida?
Como você pode saber se está preso a Mamom?
O seu dinheiro acaba antes do dinheiro e você fica ansioso?
Quando o mês termina você não consegue listar com que gastou seu dinheiro?
Você compra compulsivamente? Compra coisas que não precisa e até nem usa?
Está devendo no banco, no cartão, nas lojas e até para parentes e amigos?
Vive querendo mais e mais? Nunca está satisfeito com o que tem ou ganha?
Não consegue dizimar?

“Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” 1Tm 6:10

No mundo temos a ação de 2 sistemas, o de divino e o satânico.
Um número cada vez maior de pessoas segue os princípios do mundo na maneira como gastam seu dinheiro. Estes valores são malignos, incontroláveis e levam as pessoas a fazerem loucuras na busca desenfreada para terem cada vez mais.
“Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes . 1 Tm 6:8

Faça as contas, você vai descobrir que pode esperar um pouco mais para ter algo que precisa (ou deseja) sem pagar o dobro do valor devido a juros exorbitantes.
Não há chance de vivermos felizes, fora dos princípios bíblicos.
Podemos aprender muito sobre finanças na leitura e estudo da Bíblia.
Precisamos aprender, como cidadãos do Reino de Deus, a usar  dinheiro, como ganhar, gastar e guardar. Os 3 Gs das finanças.

Faça essa oração:
Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.
Provérbios 30:7-9

Um comentário:

  1. Aurea Dantas Botelho9 de agosto de 2011 às 11:37

    Muito bom o artigo. Eu nem te conheço e já gosto de vc , acho que é por causa do sorriso espontâneo e fácil que vc tem! Papai fala muito bem da Igreja do Nazareno, moramos em Campinas por volta de 70 a 74 , quando ele foi estudar Teologia. Um abraço!

    ResponderExcluir