quarta-feira, 22 de junho de 2011

VITIMISMO


Vitimismo é quando acusamos outros como responsáveis pelo que nos afeta, e não nós mesmos. Tornamos-nos vítimas quando não nos valorizamos. O vitimismo é uma forma infantil de lidar com os fatos, é fuga da realidade. 

A grande maioria das pessoas atribui à sorte, ou a um poder superior (do bem ou do mal, depende), ou às pessoas que a cercam, a causa e o comando de tudo o que lhes acontece na vida.
Fazendo isso elas jamais procuram averiguar a verdade sobre as situações que vivem.
Elas alimentam com isso uma postura interna de vítimas e sentem-se coitadas.

Comportam-se como pessoas anestesiadas, sentindo-se impotentes diante de alguns acontecimentos que consideram difíceis e sobre os quais preferem não ser responsabilizadas.   
É comum que diante de situações extremas elas se acovardem em vez de perseverarem com coragem para tomar uma posição ou decisão firme sobre o assunto.

Se não compreendem o que lhes acontece tem sempre o destino, ou o diabo, ou Deus ou outras pessoas para receber a responsabilidade pelo que estão vivendo. Muitas acham a revolta ou a apatia mais fácil do que avaliar os fatos com honestidade. A isso chamamos vitimismo.
Explicar uma fatalidade exige coragem para se enfrentar, quando todas as desculpas acabam.

O “vitimismo” impede o crescimento pessoal.
É preciso sair do papel de vítima pra ter coragem de se deparar com seus limites e possibilidades de erros. Saber onde são seus pontos fracos é o que lhe fortalecerá para não errar novamente. Manter-se como vítima é uma forma infantil de encarar os fatos, mostra imaturidade. Somos resultados de nossas escolhas.

Se você vive dentro dos princípios estabelecidos por Deus e mesmo assim sua vida está repleta de relacionamentos difíceis, confusão, problemas, falta de recursos econômicos, etc, é bem provável que você esteja fazendo escolhas insensatas.
A maioria das pessoas tem medo de tirar a responsabilidade de Deus, do diabo, do acaso ou das pessoas, porque isso lhes tira o álibi que justifica seus erros.

Deus nos deu a capacidade de escolher: obedecer, seguir, abandonar, fazer alianças, ir, voltar. Ele se move de acordo com nossas opções.

Se você quer mudanças em sua vida, pare de ser vítima. Encare seus problemas por outro ângulo, se permita admitir seus erros e mude sua postura.
Não se encha de culpa, use tudo o que você enxergar para mudar a sua vida.
Com isso sua vida vai melhorar, você será o responsável por seus erros e acertos. Cabe  a você decidir por bênção ou maldição.

Toda ação leva a uma reação. Suas escolhas são sementes, algumas estão frutificando, outras frutificarão, depende sempre do que você escolher plantar.

Um comentário: