sábado, 25 de junho de 2011

SÍNDROME DE SIMEI


Quando o rei Davi chegou à cidade de Baurim, Simei, filho de Gera, um dos parentes de Saul, foi encontrar-se com ele e começou a amaldiçoá-lo.
Simei começou também a jogar pedras em Davi e nos seus oficiais, apesar de o rei estar rodeado pelos seus homens e pelos guardas pessoais.
Ele amaldiçoou Davi e disse: — Fora daqui, assassino! Criminoso!
Você tomou o reino de Saul. O SENHOR Deus o está castigando por você ter matado tantas pessoas da família de Saul. Agora Deus entregou o reino ao seu filho Absalão, e você está arruinado, seu assassino!
Então Abisai, cuja mãe era Zeruia, disse ao rei: —Por que o senhor permite que este cachorro o amaldiçoe? Deixe que eu vá lá cortar a cabeça dele!
—Vocês não têm nada com isso! —respondeu o rei a Abisai e ao seu irmão Joabe. —Se foi o SENHOR Deus quem mandou que este homem me amaldiçoasse, quem tem o direito de perguntar por que é que ele está fazendo isso?
E Davi disse a Abisai e a todos os seus oficiais: —Se o meu próprio filho está tentando me matar, por que eu ficaria admirado se este membro da tribo de Benjamim quisesse fazer o mesmo? Deixem esse homem em paz. Deixem que ele amaldiçoe porque foi o SENHOR quem o mandou fazer isso.
Pode ser que o SENHOR olhe para a minha aflição e me dê algumas bênçãos em lugar destas maldições.
Então Davi e os seus homens continuaram o seu caminho. Simei também ia ao lado, caminhando pelo monte, amaldiçoando e jogando pedras e terra em Davi.
O rei e todos os seus homens chegaram muito cansados ao rio Jordão e descansaram ali. 
2 Samuel 16:5-14

Quero falar um pouco sobre SIMEI.
Simei era da família de Saul e enquanto Davi reinou ele viveu no reino. Acredito que ele submeteu-se a estar debaixo do rei Davi, por não ter outra alternativa, mas deve ter alimentado em seu coração silencioso, raiva e agressividade, que ele não podia direcionar a Davi, pois ele era o rei, e estava no poder.

Existem pessoas que são como SIMEI.
Pessoas como Simei ficam sempre esperando para ver o que vai acontecer. Ele espiona, espera.
Davi comete erros, acerta, erra, acerta e vai vivendo.
Simei espera O erro que lhe dará a oportunidade de colocar pra fora todo o seu recalque, sua hipocrisia e vida mentirosa.
Em 2 Samuel 16:6-8, lemos:
“Simei começou também a jogar pedras em Davi e nos seus oficiais, apesar de o rei estar rodeado pelos seus homens e pelos guardas pessoais. Ele amaldiçoou Davi e disse: —Fora daqui, assassino! Criminoso! Você tomou o reino de Saul”.

Pessoas como Simei insistem em suas verdades. Eles se apegam aos seus argumentos, àquilo que eles querem propagar como se fosse a verdade absoluta.
Eles não avaliam, não procuram saber os fatos, não conversam. Eles ficam de longe, com as pedras nas mãos.

São pessoas pequenas, que jamais alcançarão lugares altos, pois gastam suas vidas em amargura, em conversar com outros amargurados, em conspirar e, DE LONGE, atirarem pedras, xingar e insultar.

Para os desavisados, pode parecer que Davi teve culpa, mas foi a mão de Deus que trouxe juízo à casa de Saul. Davi pode ter sido o instrumento que Deus usou para derrubar a soberba, a vaidade, mas a ação foi divina.

A Bíblia diz em Romanos 13:1  “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele”.
Diz também em 1 Samuel 2:7  “O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta”.

Ora, sabemos pela Bíblia que se não concordamos com a direção e o governo de alguém devemos orar por ela para que Deus traga solução. Devemos também manter nossa boca em silêncio com relação a exercermos palavras de juízo.

Já as pessoas com Síndrome de Simei, ficam à espera dos azares da vida para zombar, vingar-se com insultos, ridicularizar, apontar o dedo, falar mal, alterar a verdade em mentira, atrair para junto de si os bajuladores.

Continuando com Simei, podemos ver que ele é um fraco, com um grande sentimento de inveja, cercado por pessoas fracas, invejosas e oportunistas.
A pessoa pode ser grande, pode até ter cargos, ser conhecida, mas no fundo é um fraco invejoso.
Todo o tempo ele suportou Davi, mas nunca o amou de verdade. Todo o tempo ele via as vitórias de Davi, mas nunca as aplaudiu verdadeiramente. No fundo, no silêncio de seu quarto, entre seus pares, a inveja aparecia, sempre vestida de zelo. Falso zelo.

Simei nos fala do oportunista. Aquele que espera pra ver o lado que vai vencer e assumir aquele lado como seu.
Ele não é capaz de falar com os dois lados e avaliar com retidão o que está certo. Ele simplesmente fica do lado do poder. Do lado de quem está reinando (na visão rasa e curta dos Simeis).

Em 2 Samuel 16:13  “Então Davi e os seus homens continuaram o seu caminho. Simei também ia ao lado, caminhando pelo monte, amaldiçoando e jogando pedras e terra em Davi”.
Vale observar que Davi permitiu que aquilo fosse feito, não tomando nenhuma atitude drástica com relação ao assunto. Porque Deus era a justiça de Davi.

Em 2 Samuel 19:15 e 16  lemos o momento da volta de Davi ao trono: “Davi voltou e chegou até o rio Jordão. Os homens da tribo de Judá foram encontrá-lo em Gilgal, para acompanhá-lo na travessia do rio. Ao mesmo tempo, Simei, o benjamita, filho de Gera, da cidade de Baurim, foi depressa ao rio Jordão para se encontrar com o rei Davi”.

Esta é a hora da volta dos fracos.
A volta daqueles que foram infiéis, incapazes de aguentar os tempos de agruras, de falta, tempo de trabalho dobrado, o tempo de perseguição, de difamação.
Quando o navio afunda, os ratos são os primeiros a cair fora.
Simei volta e durante todo o reinado de Davi a vida dele foi poupada.
A Síndrome de Simei afeta homens e mulheres, em diversas situações, e é uma coisa muito feia de ser vista.
Que o Espírito Santo fale ao seu coração, enquanto há tempo, para que você mude o seu modo de pensar e sua postura.

3 comentários:

  1. Oh gloria!
    Que bençao de mensagem!
    Vou dormir tranquilo na providencia de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos seus riquíssimos textos. Quantas verdades ditas em poucas palavras. Muito sábia.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da citação do seu perfil. No mundo hodierno é diferente: Se valoriza mais as coisas do que as pessoas.

    ResponderExcluir