terça-feira, 5 de julho de 2011

A FORÇA DESTRUIDORA DA INGRATIDÃO CONTRA A AMIZADE


 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”.
2 Timóteo 3:1-5 

UMA HISTÓRIA:

Dois viajantes encontraram um urso na estrada.
O primeiro subiu num árvore e se escondeu.
O outro apavorado, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto. O animal chegou perto, cheirou as orelhas dele e foi embora. (Dizem que um urso não mexe com quem está morto). O que estava na árvore desceu e perguntou ao outro companheiro o que o urso tinha cochichado.
Ele me disse para não viajar mais com quem abandona os amigos na hora do perigo.
É na dificuldade que se prova a amizade.

A vida não tem sentido sem amigos. Todos nós precisamos te-los.
Algumas pessoas são amigos servidores. Estão sempre por perto quando alguém precisa. Outros são os amigos oportunistas, buscam sempre os amigos quando precisam de ajuda. Uns são grudentos, outros são mais largados. Alguns falam muito, outros preferem ouvir. Mas são amigos.
Amigos passam por muitos problemas juntos e a amizade, quando é verdadeira, sobrevive.
Mas, alguns tratam amigos como coisa descartável. Isso gera dor, sofrimento, saudade e grande tristeza.

PODEMOS SABER QUE TEMOS AMIGOS QUANDO:

1 – Você sabe que tem amigos quando as dificuldades não os separam.
A amizade não se deixa vencer pelas circunstâncias difíceis, pelo contrário, é nessa hora em que ela revela o seu valor na aproximação e no apoio.
As barreiras, as diferenças, não assombram o verdadeiro amigo. Ele está disposto a vencê-las em nome do amor que nutrem entre si. 
Quando um “amigo” abandona o outro, ele era falso. Então é um livramento de Deus para sua vida.
Com certeza, esse “amigo”, subiu na árvore mais alta, foi atrás de uma promessa de algo melhor, ou quem sabe, dos benefícios que este novo amigo possa trazer. Você se viu livre de “amigos” interesseiros.

2 – Você sabe que tem amigos quando eles param para te ouvir
Ser amigo, mais do que dar conselhos é saber ouvir, é ser o ombro em que se possa chorar, é ser atento ao que o outro tem a dizer. 
Os amigos de Jó estavam mais preocupados em convencer-lhe de que o seu sofrimento era conseqüência dos seus erros, do que serem sensíveis e atentos àquilo que Jó dizia a respeito do que estava sentindo.
Um amigo verdadeiro não ouve os outros falarem, ele vai atrás. Ele tem liberdade de ir à casa, de telefonar, de procurar e perguntar, o que está acontecendo, como o outro está se sentido, qual é a verdadeira história de um acontecimento.
Mas, muitos preferem o ganho fácil do amigo mais poderoso, da melhor situação, da melhor chance, da garantia do seu pequeno reino pessoal. Fazem alianças com pessoas que não conhecem, em troca de um amigo de longas datas.
Este tipo de “amigo” é falso, deixe ir embora mesmo. Quem não quer te ouvir também não tem nada para te falar.

3 - Você sabe que tem amigos quando eles querem ficar juntos de você.
Os amigos valem pelo que são não por aquilo que podem nos dar. 
No mundo utilitário em que vivemos em que as pessoas estão mais voltadas para si mesmas e para as suas necessidades a atitude de estar perto nos ensina o valor de uma amizade.
O que vocês têm de igual, de comum, deve ser, sempre, mais importante do que suas diferenças.
Claro, não existem duas pessoas que pensem exatamente do mesmo modo. Sempre haverá diferença na maneira de pensar, de fazer as coisas, de agir, de dirigir, de determinar, mas o que é maior?
Amigos leais ficam juntos, apesar das suas diferenças, e quando eles precisam se afastar o fazem de maneira, no mínimo, educada. Um telefonema, uma conversa, uma justificativa. Mas muitos não têm a dignidade (porque isso não vende no mercado) de fazer algo do tipo.

4 – Você sabe que tem amigos quando eles são leais a você. Um amigo diz quando o seu rosto está sujo.
Faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. A amizade verdadeira só pode ser separada com a morte.
De que adianta um amigo que não tem a coragem de te falar certas coisas?
De que adianta um amigo que não é leal?
Quando você é amigo, de verdade, de alguém, mesmo quando ele erra, você continua amigo.
Você procura a pessoa e diz pra ela, isso precisa mudar.

A INGRATIDÃO é fruto de uma alma mesquinha, uma alma preocupada em seus próprios interesses.
A INGRATIDÃO avalia e escolhe seus amigos por aquilo que eles podem lhe dar, por aquilo que pode vir de benefício (até quebrar a cara) e descobrir que escolheu o lado podre.
A INGRATIDÃO tem memória curta e língua afiada. Pra se justificar ela esquece todos os bons momentos e todos os benefícios e usa a língua como arma mortal contra o antigo amigo.

Você terá sorte se a INGRATIDÃO também deletar seu número de telefone, seu endereço de e-mail, o endereço da sua casa, pra você não correr o risco de receber o mal disfarçado, no momento da dor do outro, em sua vida, novamente, pois virá somente pra sugar sua força e vitalidade. Usar o que você tem de melhor e te chutar de novo.
Não chore, mas agradeça a Deus, que sabe fazer a FAXINA em nossas vidas, quando nós não fazemos quando ELE nos alerta.  

3 comentários:

  1. Eita, quem te contou o que estava se passando na minha alma?
    Deus tem feito uma linda faxina...
    Dói muito, cansa, dá raiva ver que as pessoas em quem confiávamos não confiavam em nós, mesmo quando estávamos ao lado delas nos piores momentos.
    Mas a Graça de Deus está exatamente aí. Ele nos livra do que não podemos mais suportar (ou nos faz mal), tratando-nos (a mim e ao outro) para que nos aprimoremos cada vez mais. E cada um segue a sua vida rumo ao plano de Deus.
    :-)

    Que Deus a abençoe e continue a usá-la cada dia mais!
    Superbjoks

    ResponderExcluir
  2. .. Veio em boa hora estas palavras.. OBRIGADA!! - Todas as boas palavras são bem vindas sempre. E com certeza, esta veio de encomenda para minha vida. Estou na dependência de DEUS, exclusivamente.. Pois, são muito poucos os que realmente compram nossas brigas.. e neste momento especial, nínguem quis comprar a minha! - Mas, com Jesus no barco, tudo vai muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre seus textos muito me ajudam. obrigada

    ResponderExcluir