sábado, 15 de outubro de 2011

O QUE VOCÊ TEM SEMEADO?


“Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto”. Isaías 65:21 

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus”.
Mateus 18:18,19

Satanás desde sempre tenta imitar a grandeza e o poder de DEUS. Ele tenta isso ainda hoje. Então, uma coisa que podemos deduzir é que, aquilo que é mau e sai da nossa boca, encontra um ser nas regiões celestes pronto para executar a palavra liberada (e depois não adianta dizer que foi sem querer, ou brincadeira, o que foi num momento de raiva), satanás não é um ser bonzinho que perdoa.

Sabemos que da nossa boca procedem a benção ou a maldição, dependendo de como a usamos, segundo o texto que está em Tiago 3:8 a 10  “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim”.
Portanto, o falar é uma das formas mais usuais de semeadura que temos, e por isso devemos ter muito cuidado com o que sai de nossa boca.

Temos aprendido que o que é legal na terra, passa a ser legal no céu (escolhas),  porque usamos a nossa boca como meio para um fim, a palavra que sai é benção ou não, e sabemos que DEUS move-se dentro de legalidade, dentro de regras, valores, princípios, limites.

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé". Gálatas 6:7-10

DEUS estabeleceu princípios para que sejamos prósperos na vida espiritual, pessoa, familiar e emocional.

1 – Você precisa ter vontade de semear
A Bíblia nos diz que o
“semeador saiu a semear” (Mt.13:13). Isso implica em ação. Semear precisa ser um ato voluntário, pensado, determinado. Não deve ser fruto de um momento de loucura, ou raiva, ou feito impensadamente.
Sabemos que o grão guardado pode apodrecer e para mais nada serve.
Muitas pessoas guardam as boas sementes que possuem com medo que elas acabem. Mas, devemos nos lembrar que em Ec.11:6 vemos que devemos semear pela “manhã e a tarde também”, ou seja, em todo o tempo de nossas vidas.

2 – Quanto você quer colher?
Algumas pessoas contentam-se com pouco, outras preferem ter e receber muitas coisas. A semeadura depende de você. Quanto plantar determina quanto você colherá.
Qualquer atitude que temos, qualquer palavra que proferimos, é uma semente. Ela vai gerar os frutos dos quais viveremos no futuro.
Lembre-se que jamais você plantará uma semente de abacate pra colher apenas um abacate, nem uma semente de milho para colher apenas uma semente de milho. Sempre vem muito mais do que colhemos, sejam as sementes boas ou más.
Semeia boas sementes em abundância.

“Disse ainda: Toma as flechas. Ele as tomou. Então, disse ao rei de Israel: Atira contra a terra; ele a feriu três vezes e cessou. Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros”. 2 Reis 13:18,19

3 – Do que você quer viver?
Pare agora e decida se você quer coisas boas ou coisas ruins em sua vida.  Sementes ruins vão lhe provocar muito sofrimento. São obras da carne da própria ganância, e são “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas” (Gl.5:19-21).
As sementes más fazem parte destes pacotes. Daí é que aparecem todos os problemas.
Algumas pessoas se alimentam hoje, de sementes plantadas no passado e outra comerão, no futuro,  frutos das sementes que plantam hoje.
Desamor, palavras desrespeitosas, abandono, traição e tantas outras coisas, são sementes de frutos amargos.

4 – Mas isso pode ser diferente
Decida agora, mudar essa história.
Claro que aquilo que está plantado, já pode estar frutificando. Mas DEUS é especialista em transformar a sua colheita ruim em benção, Ele pode abreviar os dias de más colheitas e trazer o livramento para todo aquele que O ama sinceramente e O serve.

“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Mateus 6:31-33

Fique atento, uma boa ação, uma palavra doce, um sorriso, um pedido de perdão, um calar-se, pode repercutir a seu favor por toda a eternidade. Nossos  filhos e filhas serão os maiores beneficiários dos bons frutos que deixarmos (eles aprendem conosco).
Vigie sua semeadura, não durma (espiritualmente) para que não joguem sementes más e estragadas em seu território.
Que DEUS nos abençoe poderosamente.

2 comentários: