sexta-feira, 20 de janeiro de 2012



Que suas ações confirmem suas palavras

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna”. Mateus 5:37 

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa? 
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: 
- Estou ouvindo um barulho de carroça. 
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ... 
Perguntei  ao meu pai: 
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? 
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, sendo inoportuna, dizendo uma coisa e vivendo outra, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...

Esta é uma lição para nossas vidas.
Temos oportunidade de  conhecer  pessoas que falam demais. Coisas bonitas, coisas feias, verdades, mentiras, úteis e inúteis.
A Bíblia nos diz em Provérbios 17:28 que “Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado”.
A  frase “Que suas ações confirmem suas palavras”, que dá título a este pequeno texto diz muitas coisas, vamos refletir em algumas delas:  

- A palavra deve ser ponderada – “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente”. Provérbios 10:19 

- A palavra deve trazer edificação – “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem”. Efésios 4:29 

-  A palavra deve ser seguida de ação - “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência”. Tiago 1:22-24

Então, vamos aprender. Se temos um sonhos, devemos nos preparar para alcançá-lo. Se falamos que amamos alguém, devemos  cuidar bem dessas pessoas. Se sentimos saudades de outras, vamos visitá-las. Se buscamos viver em santidade, seja nossa vida uma vida honesta. Se não aprovamos certas coisas, não devemos nem participar de algumas conversas, e vai por aí afora.
Você é capaz de enumerar uma lista onde suas palavras não são seguidas das ações certas? Comportar-se de acordo com suas palavras deve ser um alvo para o novo ano. Que daqui para adiante as suas ações confirmem as suas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário