domingo, 29 de abril de 2012

Amargura, ah! Esse veneno...



"Guardar mágoa é o mesmo que tomar veneno e esperar que o outro morra."

“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” Hebreus 12:15

Amargura, segundo o dicionário Houaiss, é:
  1. Sabor amargo, amargor Ex.: a a. do jiló
  2. Derivação: sentido figurado.   padecimento moral; aflição, angústia, tristeza Ex.: a a. da solidão
  3. Derivação: sentido figurado.   propriedade ou característica de severo, de áspero, de intransigente; azedume, acrimônia Ex.: censurou o filho com a.
A amargura corrói a vida, a alegria, ministérios, relacionamentos, amizades,  e mais casamentos acabam por amargura do que por outros motivos bem sérios.
Claro que ninguém fica amargurado a toa. A mágoa, normalmente é fruto de feridas, de uma situação aflitiva, humilhante, que provoca dor.
Já a amargura, é fruto da falta de perdão. Fruto de histórias guardadas em gavetinhas emocionais que são, de tempos em tempos, abertas, relembradas e até cultuadas.

Por que as mágoas viram amarguras? Havendo, ou não, reconhecimento de erro por parte do ofensor, o nosso papel é perdoar, porque isso libera a nossa vida, não a do outro.
Mas, o que muitas vezes acontece, é o ofendido querer vingança, querer ver algo acontecendo com o outro que lhe mostre que “Deus é justo”. Ora, Deus é Justo e Justiça, mas não é o capacho dos caprichos de ninguém.
Ou então, depois do perdão, o ofendido quer uma vida como era antes. E isso muitas vezes não acontece, não é possível, não é saudável. Então a pessoa começa a pensar, imaginar, arquitetar, falar, propagar a sua dor e sua amargura (aí já não é mais a mágoa).

A amargura provoca muitas enfermidades, mas basicamente problemas nas articulações. Artrites, artroses, dores nos músculos, inflamações nos nervos, dores nos ossos. Podem também surgir  pressão alta, dores de cabeça, insônia e outros sinais claros de que há algo apodrecendo dentro da pessoa.

Uma das piores consequências da amargura é a solidão. Ninguém quer ficar ao alcance de uma pessoa amargurada, porque ela contamina o meio com suas críticas, com acidez nos relacionamentos, com desconfiança. Aliás, a desconfiança é companheira do amargurado e por isso ele se isola.

A Bíblia nos diz em 1 João 2:11 “Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.” 
Pessoas amarguradas não chegam a lugar algum. Nada presta, há um sentimento constante de perseguição, de ter sido injustiçado,  há uma desvalorização pessoal que é estendida às pessoas com quem elas convivem. Uma pessoa amargurada entra num círculo vicioso buscando o passado (antes de ser ferido), idealizado em sua mente como algo ideal.

Outro grande problema a ser enfrentado, e este eu considero um dos piores, é que o amargurado está tão voltado para a sua própria dor, seu direito, sua expectativa, que não percebe que está morrendo, enquanto o outro já está totalmente livre. O único caminho para esta pessoa é reconhecer o seu erro, a sua amargura, como pecado.
Novamente a Bíblia nos diz em que Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos.  Provérbios 17:9
É preciso viver e deixar viver. Fazer novos planos, novos amigos, nova vida, sem olhar pra trás, sem buscar algo quase impossível, que um vaso quebrado e colado fique perfeito como era antes.

Se você identificar em sua vida uma raiz de amargura, uma que seja, não espere virar uma grande árvore, corte-a agora.
Confesse a Deus como pecado e seja livre.

Para Uma Menina Com Uma Flor



Relendo o livro do poeta Vinícius de Moraes, bateu uma saudade dolorida...
Pra quem não viveu e não leu, ou pra quem viveu e perdeu o trem, vai aqui uma linda crônica.

Porque você é uma menina com uma flor e tem uma voz que não sai, eu lhe prometo amor eterno, salvo se você bater pino,  o que, aliás, você não vai nunca porque você acorda tarde, tem um ar recuado e gosta de brigadeiro: quero dizer, o doce feito com leite condensado.
E porque você é uma menina com uma flor e chorou na estação de Roma porque nossas malas seguiram sozinhas para Paris e você ficou morrendo de pena delas partindo assim no meio de todas aquelas malas estrangeiras.
E porque você sonha que eu estou passando você para trás, transfere sua d.d.c. para o meu cotidiano, e implica comigo o dia inteiro como se eu tivesse culpa de você ser assim tão subliminar. E porque quando você começou a gostar de mim procurava saber por todos os modos com que camisa esporte eu ia sair para fazer mimetismo de amor, se vestindo parecido. E porque você tem um rosto que está sempre um nicho, mesmo quando põe o cabelo para cima, parecendo uma santa moderna, e anda lento, e fala em 33 rotações mas sem ficar chata. E porque você é uma menina com uma flor, eu lhe predigo muitos anos de felicidade, pelo menos até eu ficar velho: mas só quando eu der uma paradinha marota para olhar para trás, aí você pode se mandar, eu compreendo.
E porque você é uma menina com uma flor e tem um andar de pajem medieval; e porque você quando canta nem um mosquito ouve a sua voz, e você desafina lindo e logo conserta, e às vezes acorda no meio da noite e fica cantando feito uma maluca. E porque você tem um ursinho chamado Nounouse e fala mal de mim para ele, e ele escuta e não concorda porque ele é muito meu chapa, e quando você se sente perdida e sozinha no mundo você se deita agarrada com ele e chora feito uma boba fazendo um bico deste tamanho. E porque você é uma menina que não pisca nunca e seus olhos foram feitos na primeira noite da Criação, e você é capaz de ficar me olhando horas. E porque você é uma menina que tem medo de ver a Cara-na-Vidraça, e quando eu olho você muito tempo você vai ficando nervosa até eu dizer que estou brincando.
E porque você é uma menina com uma flor e cativou meu coração e adora purê de batata, eu lhe peço que me sagre seu Constante e Fiel Cavalheiro.
E sendo você uma menina com uma flor, eu lhe peço também que nunca mais me deixe sozinho, como nesse último mês em Paris; fica tudo uma rua silenciosa e escura que não vai dar em lugar nenhum; os móveis ficam parados me olhando com pena;  é um vazio tão grande que as mulheres nem ousam me amar porque dariam tudo para ter um poeta penando assim por elas, a mão no queixo, a perna cruzada triste e aquele olhar que não vê. E porque você é a única menina com uma flor que eu conheço, eu escrevi uma canção tão bonita para você, "Minha namorada", a fim de que, quando eu morrer, você, se por acaso não morrer também, fique deitadinha abraçada com Nounouse  cantando sem voz aquele pedaço que eu digo que você tem de ser a estrela derradeira, minha amiga e companheira, no infinito de nós dois.
E já que você é uma menina com uma flor e eu estou vendo você subir agora - tão purinha entre as marias-sem-vergonha - a ladeira que traz ao nosso chalé, aqui nessas montanhas recortadas pela mão de Guignard; e o meu coração, como quando você me disse que me amava, põe-se a bater cada vez mais depressa.
E porque eu me levanto para recolher você no meu abraço, e o mato à nossa volta se faz murmuroso e se enche de vaga-lumes enquanto a noite desce com seus segredos, suas mortes, seus espantos - eu sei, ah, eu sei que o meu amor por você é feito de todos os amores que eu já tive, e você é a filha dileta de todas as mulheres que eu amei; e que todas as mulheres que eu  amei, como tristes estátuas ao longo da aléia de um jardim noturno, foram passando você de mão em mão até mim, cuspindo no seu rosto e enfrentando a sua fronte de grinaldas; foram passando você até mim entre cantos, súplicas e vociferações - porque você é linda, porque você é meiga e sobretudo porque você é uma menina com uma flor. 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Você confia, Ele te leva.



Você confia, Ele te leva.

Não se deixe perturbar pela volta de Cristo. Não fique ansioso sobre as coisas que você não pode compreender. Questões como a virada do milênio e o anticristo podem nos desafiar e incomodar, mas não podem nos assombrar e certamente não podem nos dividir. Para o cristão, a volta do Cristo não é uma charada a resolver ou um código secreto – é apenas um dia pelo qual se deve esperar.
Jesus quer que confiemos nele. Ele não nos quer perturbados, então ele nos tranquiliza com estas verdades:
Tenho muito espaço para vocês. “Na casa de meu Pai há muitos aposentos” (v.2). Por que jesus se refere a “muitos aposentos”?  O que quis dizer Jesus quando mencionou o tamanho da casa? Você pode responder a essa pergunta pensando em quantas vezes na vida você ouviu o contrário. Já não houve ocasiões em que lhe disseram “não temos vaga para você aqui”? 
- Não teria sido no escritório? “Sinto muito, não temos vaga para você neste negócio.”
- De alguém que você ama? “Não tenho espaço para você em meu coração.”
- De algum intolerante? “Não tem lugar aqui para gente como você.”
- E, mais triste, não teria sido na igreja? “Você cometeu erros demais. Aqui não tem lugar para você.”
Eis uma das mais tristes palavras no mundo: “Não temos lugar para você aqui.”
Jesus conhecia o som dessas palavras. Ele estava ainda no ventre de Maria, quando o estalajadeiro disse: “Não temos vagas para vocês aqui.”
Quando os moradores de sua cidade natal tentaram apedrejá-lo, não estavam dizendo a mesma coisa? “Não temos lugar para profetas nesta cidade.”
Quando os líderes religiosos acusaram-no de blasfêmia, não estavam enxotando-o? “Não temos lugar para um autoproclamado messias neste país.”
E quando ele foi posto na cruz, não seria a suma mensagem de rejeição? “Não temos lugar para você neste mundo.”
Mesmo hoje Jesus recebe o mesmo tratamento. Ele vai de coração a coração, pedindo para entrar. Mas, na maioria das vezes, ele escuta as mesmas palavras proferidas pelo estalajadeiro de Belém: “Sinto muito. Lotado. Não temos vaga para você aqui.”
Porém, de vez em quando ele é bem-vindo. Alguém abre a porta de seu coração e convida-o a ficar. E, para essa pessoa, Jesus dá a grande promessa: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos.”
“Tenho muito espaço para vocês”, diz ele. Que promessa deliciosa ele nos faz! Abrimos espaço para ele em nosso coração, e ele nos abre espaço em sua casa. Sua casa tem espaço de sobra.

Texto extraído do livro QUANDO CRISTO VOLTAR – de Max Lucado.

sábado, 14 de abril de 2012

NÃO ESPERE!



Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?

Salmos 6:5

NÃO ESPERE...

Não espere por pessoas perfeitas para então se apaixonar... 
Não espere por dinheiro ao montes para depois construir... 
Não espere a enfermidade pra saber que a vida é frágil... 
Seja sempre você, autêntico e único!! 
Não espere a queda pra lembrar-se do conselho... 
Não espere o melhor emprego pra começar a trabalhar... 
Não espere ficar de luto, pra reconhecer quem hoje é importante pra você!!! 
Não espere ficar sozinho pra reconhecer o amor de quem está ao seu lado... 
Não espere elogios para acreditar em si mesmo... 
Não espere ser amado para então amar...              
Não espere a separação para buscar a reconciliação
Não espere um sorriso para ser gentil.. 
Não espere a mágoa pra pedir perdão.

Desconheço o autor.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vencer ou perder, isso é com você!


 "Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é..."

Provérbios 23:7


Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. 
Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. 

De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos  patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por  fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o  que  havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? 
É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis ! 
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou : 
- Eu sei como ele conseguiu. 
Todos perguntaram: 
- Pode nos dizer como ?! 
- É simples - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe  dizer que não seria capaz.

Nossas vivências diárias estão diretamente vinculadas aos nossos pensamentos. A Bíblia nos mostra em Mateus 6:22,23 que se os nossos olhos forem bons todo nosso corpo terá luz.
Se você quer uma vida frutífera pare agora, de pensar e falar negativamente.  Uma vida próspera é resultado direto de uma mente sadia.
Pessoas que pensam pequeno, são pequenas.
Muita gente reclama de sua sorte, como se ela dependesse da ação dos outros. Engano. Somos o resultado de nossas escolhas, da maneira como falamos, com quem escolhemos andar, das alianças que fazemos.
Mente curta, caminhada curta.
O meu problema é meu. O seu problema é seu. De nada adiantam remédios, psicólogos, pastores, amigos, e até mesmo Deus (ter fé, ler a Bíblia, orar), se você continua presa ao seu passado, a uma auto estima desequilibrada, a sofrimentos  vividos, a sua história mal escrita. Ou você reescreve, ou continuará assim para sempre.
Corações amargurados não andam, não deixam a vida andar. Nada flui, coisa alguma dá certo.
Um grande problema é que a pessoa que vive assim, nunca é feliz sozinha, ela quer contaminar todo mundo ao redor com suas palavras mordazes, sua amargura, seu veneno. Pare de acusar os outros, pare de querer mudar o mundo. Mude você. Seja uma pessoa boa, honesta, fiel. 
Você já pensou em quantas pessoas você tem desanimado com a sua falta de fé e de esperança? Já parou para pensar que existem coisas que podem ser feitas apenas pelo amor?
Pense que, não importam as circunstâncias nem as dificuldades, o que importa mesmo é o quanto você deseja de verdade alcançar alguma coisa e o valor que dá a elas.
Sendo assim, mude agora, a sua maneira de agir e sua vida, certamente, mudará.