quarta-feira, 9 de maio de 2012

QUEM SERVE, SERVE!



Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento.
Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda.
Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.
Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda.
O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. 
Êxodo 33:7-11

Quem serve, serve. Quem não serve, não serve.
Esta frase eu uso há muito tempo no treinamento de homens e mulheres que querem servir a Deus com excelência. Quem serve, serve!
O objetivo do obreiro no trabalho da igreja é servir, não é aparecer. O obreiro, diácono, evangelista, pastor, é um servo.
Quero compartilhar um pouco e rapidamente, algumas coisas a respeito de Josué.
Josué era um homem corajoso, vigoroso, mas acima de tudo ele era obediente à Palavra de Deus.
Ele é considerado uma figura de Cristo, pois tornou-se libertador de seu povo. Libertar em meio a tantas dificuldades foi uma ação do Espírito Santo, pois tudo vem dEle e é feito por Ele.
Por muito tempo Josué serviu a Moisés. Ele aprendeu tudo com Moisés. Ele obedecia a Moisés.
O que Josué pode nos ensinar?

1 – Ele estava sempre atento a tudo o que Moisés fazia.
O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. Êxodo 33:11

Ele não se afastava da tenda da congregação, do lugar da comunhão.
Quem quer crescer na casa do Senhor precisa primeiro aprender e aprender com quem Deus colocou sobre sua vida para lhe pastorear.
A maior dificuldade é aprender a obedecer e a respeitar.
Tem muita gente querendo assumir liderança, cargos, ministérios, mas ficam ausentes da tenda da congregação, do lugar da comunhão com Deus.
Faltam cultos, faltam aos estudos, não participam dos trabalhos de sua igreja, não veem como seu pastor age, como Deus o usa.
Para que alguém seja colocado sobre o povo ele precisa primeiro ganhar a confiança e a simpatia do coração do pastor e das ovelhas.
Ser gentil, agradável, ter palavras que curam, postura de humildade. Precisa ser uma pessoa fiel ao Senhor, fiel nos seus compromissos.

2 – Josué fazia tudo para agradar e servir a Moisés
Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Êxodo 17:10

Josué não fazia o que queria. Ele não lutava com quem queria, nem quando achava que era certo. Ele era submisso e obediente ao seu líder.
Era mais confortável e seguro subir à colina com Moisés, ficar perto do líder, mas Josué foi enviado para o pior lugar, para o meio dos amalequitas. E ele foi, porque assim Moisés lhe ordenara.
Uma pessoa que deseja crescer na casa do Senhor precisa estar pronto para os lugares de vale, de guerra, para as dificuldades.
Por mais que você deseje os lugares de luzes e atenção, ficar perto do líder principal, do lugar para onde todos os olhos estão voltados, aprenda a esperar.
Ouça o comando do seu pastor, não faça o que você quer, mas aquilo que lhe é dito pra fazer.
Não tome a dianteira, não decida sozinho. Você está debaixo de pastoreio e liderança, aprenda a submeter-se.

3 – Deus precisa confirmar o chamado.
Então o Senhor disse a Moisés: "Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele.
Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles.
Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça. 
Números 27:18-20

Moisés conhecia Josué e como ele se comportava, mas ele só foi colocado sobre o povo quando Deus mandou.
E Deus só mandou isso ser feito depois de um tempo em que Josué passou sendo preparado, moldado, forjado, avaliado, medido.
Parte da autoridade, parte, não a totalidade, foi transmitida a Josué. E ele foi ungido como sucessor de Moisés. Provavelmente, muito mais do que Josué sonhara receber.
Mas unção tem hora e tem lugar.
É preciso aprender a esperar, discernir o seu chamado, a sua vocação e esperar a confirmação de Deus em sua vida através da unção.


2 comentários:

  1. Pra.Sandra amada!
    Que bom ter acesso a esse blog cheio da Palavra de Deus!
    É verdade quem serve, serve! Com amor ao trabalho fazendo-o para o Senhor, e não p/ aquele q pediu.Na obra p/ o Senhor fazemos de coração!
    Muitas vezes é trabalhoso e doloroso mas sabemos q a recompensa é do Senhor por isso é bom não esperar a do homem.
    Vou colocar seu link no meu blog.
    Deus continue abençoando tremendamente sua vida do marido Pr.Paulo seu lar e a Igreja que vcs servem!
    Com carinho
    bjs
    Deus te abençoe
    Silvia Regina

    ResponderExcluir
  2. Sandra Botelho, vou copiar sua Frase. Posso?
    Quem serve, serve. Quem não serve, não serve

    ResponderExcluir