sábado, 5 de maio de 2012

ISSO É COMIGO?


Você tem mania de perseguição?

Você sente que o mundo olha pra você, assim, meio de lado?
Quando alguém te diz alguma coisa você interpreta sempre para o lado ruim e negativo?
Quando tem um grupo conversando você fica logo agitado porque pensa que estão falando mal de você?
Meu amigo, você precisa cuidar dessa mania de perseguição. Isso é mais sério do que você pensa.
Uma certa desconfiança (bem dosada) de situações e pessoas, pode ser saudável e evitar uma série de transtornos. Mas atenção se você começar a ver todas as pessoas com um olhar desconfiado. Não é porque uma pessoa te feriu que todos vão te magoar.
Uma autoestima baixa faz a pessoa sofrer, e torna a convivência com a família, com colegas de trabalho, dentro da igreja, uma situação à beira do desastre.
A baixa autoestima, está normalmente associada a um forte sentimento de inferioridade (e aí, cada um tem seu motivo).
Claro que em alguns momentos você de fato, já se sentiu e foi mesmo, perseguido por alguém. Mas se isso acontece com muita frequência, você precisa tomar cuidado.
Os riscos são claros. Sua vida vira uma dor constante. Questionamentos sem fim, solidão, acusação contra pessoas inocentes, e, o pior deles, você pode se transformar num perseguidor.
Pessoas que sofrem de mania de perseguição não conseguem viver aliviadas, estão sempre cobrando de alguém, alguma coisa que elas se acham merecedoras. Cobram de si mesmas 100% e esperam o mesmo do outro. E não vem. Nunca.
O sarcasmo, as indiretas, os recadinhos fazem parte do caos emocional do maníaco, pois ele sente-se “o centro dos acontecimentos”. Sendo assim, tudo o que acontece ou é falado, foi pra ela, e ela devolve com a moeda que acha que recebeu.
Hoje, com a expansão do mundo virtual e com a acessibilidade sendo possível a quase todos, é muito fácil uma pessoa com mania de perseguição se transformar em um perseguidor.
Li um texto do Danilo Amoroso, em que ele diz o seguinte:
“Se você já se sentiu observado, vigiado e até mesmo seguido pela internet — principalmente dentro de redes sociais —, saiba que você não é o único e que isso pode se tornar um problema grave.
Neste artigo, você vai conhecer a definição de stalking e saber todos os perigos deste tipo de assédio.
Resumidamente, stalking é a vigilância exacerbada que uma pessoa dispensa a outra, muitas vezes forçando contatos indesejados. Nem sempre há um motivo claro além da obsessão, no entanto, um stalker (ou seja, o obcecado) muitas vezes pode ter o intuito de amedrontar sua vítima. Portanto, perseguidor é uma boa tradução em português para o termo.”
É hora de baixar a guarda e lembrar, nem todo mundo é bom, mas nem todos são maus. Você não é o centro do mundo, mas muita coisa depende de você. Muita gente não te ama, mas você deve ter ao seu lado um grupo que te ama e quer o teu bem.
Se você não quer viver sozinho, terminar a vida falando com as paredes, busque ajuda, porque ninguém em seu estado perfeito de sanidade se coloca ao alcance das mãos ou palavras de alguém que sente-se perseguido.
A ajuda pode ser espiritual, seja humilde. Pode também ser emocional, procure um psicólogo, e ele saberá lhe dizer se você precisa de uma ajuda medicamentosa que será dado pelo psiquiatra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário