quarta-feira, 17 de abril de 2013

DEIXA DE SER DODÓI!


DEIXA DE SER DODÓI! 
Ou, Você pensa que faz bem, mas não faz.

Você já tentou ajudar alguém que acha que faz uma coisa muito bem, mas é apenas média no que faz? Não tente. Se ela não te pediu ajuda, se não te perguntou o que você acha, não diga. 
Claro que aqui não estão incluídas as relações de emprego, patrão/empregado, porque quem paga quer o trabalho de determinada maneira e padrão.
Mas, se o trabalho é voluntário, se a pessoa usa um dom, ela jamais lhe perdoará se sua opinião a desqualificar de alguma maneira.
Que coisa chata é não saber ouvir uma crítica.
Muitas vezes a palavra dita é tomada com tanta carga negativa que mesmo anos mais tarde a pessoa ainda é capaz de lembrar-se dela, e sofrer e até referir-se a ela como lembrança.
Pior ainda é a incapacidade de reconhecer que o outro pode estar certo e com isso o indivíduo perde a oportunidade de se aperfeiçoar, porque ele acha que é o bom, que está pronto. Uma pessoa que consegue enxergar numa crítica uma oportunidade para ser melhor, vai sempre mais longe.
Quem passa a vida se justificando, cantando a mesma ladainha de “sou perseguida”, “sou maltratada”, “não sou reconhecida”, verá os anos passando sem nada realizar, sem sair do lugar.

Claro que receber criticas é uma coisa ruim. Por melhor intencionada que a pessoa seja, sempre será vista como uma ameaça.
Uma crítica ofende profundamente pessoas perfeccionistas e aquela com a auto-estima nos pés. Pessoas que nunca tiveram permissão pra errar, ou que sempre tiveram que fazer as coisas certas e da melhor forma na tentativa de ser aceita, amada, incluída.

Algumas coisas que podemos aprender:
1 – Escute o que o outro lhe falar. Até o fim. Abra o coração, não comece a se defender, mesmo que internamente, até que o outro termine.
2 – Pense no que você escutou. Pode ser que a pessoa esteja certa e sua voz não seja mesmo tão boa, sua pintura não seja tão bonita, seus livros não sejam tão bons.
3 – Busque as formas de alcançar sucesso, melhoria, naquilo que te foi apontado como fraco. Procure pessoas que te fortaleçam, estude, invista em você ao invés de gastar seu tempo se lembrando do que lhe magoou, parado no mesmo lugar.
4 – Pare de falar naquilo que lhe ofendeu, isso só afunda você, o outro está feliz da vida. Quem fica relembrando uma palavra considerada injusta, é igual a quem carrega um saco de batatas podres. Ninguém quer ficar perto.

É tempo de mudar de vida. Tempo de crescer e se levar a sério, tempo de deixar de ser uma criança mimadinha, procurando a mamãe pra passar um remedinho.
Que você possa encarar as críticas como algo que deve lhe estimular a mudar e vencer, que lhe empurra para adiante e não como algo que te paralisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário