sábado, 16 de fevereiro de 2013

Por favor, menos Ego



Sábado, dia preguiçoso, lento, gostoso.
Fiz minha devocional e a coisa começou, porque li no livro de Provérbios, capítulo 16, e encontrei preciosidades, como sempre.
E fiquei pensando, lembrando-me de um tempo em que a Igreja não tinha tanta pompa quanto hoje, e, principalmente, o louvor não tinha tanto fricote como atualmente e os pregadores eram mensageiros.
E lembrei de dona Edith, em Recife, sentada num órgão com 4 pedais e tocando:
“Meu Senhor, sou teu, tua voz ouvi
A chamar-me com amor!
Mas de ti mais perto eu desejo estar,
Ó bendito Salvador!
Mais perto da tua cruz
Quero estar, ó Salvador!
Mais perto da tua cruz
Quem me dera estar, Senhor”.
Aqueles louvores tocavam profundamente o meu coração e me faziam chorar.

Lembrei-me do meu amado Pastor Severino Vilarindo, em Brasília, cantando, sem nenhum acompanhamento, a Igreja toda cantando e o Espírito Santo nos visitando:
“Em fervente oração, vem o teu coração
Na presença de Deus derramar!
Mas só podes fruir o que estás a pedir,
Quando tudo deixares no Altar.
Quando tudo perante o Senhor estiver,
E todo o teu ser Ele controlar,
Só, então, hás de ver que o Senhor tem poder,
Quando tudo deixares no Altar”.

E minha mente vagou, viajou e foi até:
“Não importa a Igreja que tu és se aos pés do calvário tu estás
Se o teu coração é igual ao meu, dai-me a mão e meu irmão serás”.

Falando sério, era um tempo muito bom.
Não havia tanta competitividade entre os pregadores, porque o assunto central era Jesus Cristo, o plano de salvação, o poder da cruz, uma vida sem pecados, santificação, mudança de vida,  buscar o Reino antes de tudo.
Não havia tanta competitividade entre os Corais, eles cantavam basicamente os mesmo louvores em todos os corais, as musicas e letras eram de domínio público.
E nas equipes de louvor? A equipe de louvor era dona Edith e seu órgão de 4 pedais.
E todo mundo amava!
E esta geração que está saindo de cena é fruto desta época.

Como isso perdeu-se? Com perdemos a pureza do Evangelho?
Com certeza não foi porque hoje os pregadores recebem revelações lindas e cada um recebe de Deus a sua porção, nem porque os pregadores são doutores da Palavra, ou porque eles têm sites ou estão na mídia.
Muito menos porque os louvores são verdadeiras obras musicais com direitos autorais e as apresentações são lindas, com roupas, cabelos arrumados, maquiagem feita por profissionais.
Nem tampouco pela quantidade de músicos que temos tocando, instrumentos, orquestras, cantores, solistas.
Não!
Nada disso tem o poder de atrapalhar a pureza do Evangelho.

Provérbios 16 me fez refletir tudo isso quando diz entre outras coisas:
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.
Provérbios 16:3 e 5

Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.
O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.
Provérbios 16:17-19 e 21

Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça.
Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.
Provérbios 16:31-32

É tempo de, mesmo com todo o aparato que temos em nossos templos, voltarmos a uma total dependência de Deus, a uma confiança nEle para aquilo que projetamos.
É tempo de corações humildes, que não queiram aparecer mais do que o Dono da Seara. Homens e mulheres que não sintam-se como semi deuses, sem perceberem que seus pés estão na água suja do mundo e do coração corrompido.
Tempo de submetermos nossa vaidade, orgulho, altivez, direitos, ao domínio do Espírito Santo e acreditar que Ele cuidará de tudo.
Tempo de sermos cristãos maduros, líderes maduros. Que, mesmo para os que ainda não tenham cabelos brancos, os seus caminhos sejam de justiça e que sejamos tardios em nos irar.

Que seja verdade em nossas vidas aquilo que lemos e que ouvimos ao final de cada culto, que está em 2 Coríntios 11-14
“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.
Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
Todos os santos vos saúdam.
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário