ABRAÃO E LÓ
Dois tipos de caráter, heranças diferentes.
Abraão era rico, mas Ló também era muito rico.
Gênesis 13.5-6 "E também Ló, que ia com Abraão, tinha rebanhos, gado e tendas. Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos".
Mas, apesar de Ló ser um homem rico, ele demonstrou uma ambição sem medida e fez escolhas baseadas na sua maneira de pensar.
"Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abraão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra. Disse, pois, Abraão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda. Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar. E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro. Habitou Abraão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma. Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores".
Gênesis 13.7-13
Ló cobiçou o que aos seus próprios olhos era melhor, mais bonito, mais perto da civilização. A ambição é pecado sério.
A Palavra de Deus nos fala em Êxodo 20.17, "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".
A Bíblia nos fala claramente que devemos nos acomodar às coisas humildes à Romanos 12.16 "...não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes..."
A Bíblia nos fala claramente que devemos nos acomodar às coisas humildes à Romanos 12.16 "...não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes..."
Em se tratando de homens de DEUS, pessoas sobre quem está o IDE do Pai, os perigos são maiores, pois em Marcos 4:19 vemos que a atração pelo poder, por ser mais, ser maior, sufocam a Palavra e ela não frutifica. Ou seja, a pregação é morta.
Marcos 4.19 "Mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra e ela fica infrutífera".
Ló foi demasiadamente egoísta. Ele não pensou em Abraão, não pensou que aquela benção estava sobre a vida de Abraão, seu tio, ele só pensei em si, no seu ego.
Marcos 4.19 "Mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra e ela fica infrutífera".
Ló foi demasiadamente egoísta. Ele não pensou em Abraão, não pensou que aquela benção estava sobre a vida de Abraão, seu tio, ele só pensei em si, no seu ego.
Os egoístas buscam coisas para si, sem levarem em conta o que DEUS quer para eles. O egoísta ama primeiro a si, depois a si, e no final a si, de novo.
Mas Ló era mundano de coração e não era servo. Um cristão de coração mundano vive de aparências, corre atrás de fantasias, de coisas que só existem em sua cabeça. O coração mundano não tem nada a ver com ir a baladas, beber, e fazer outras coisas que são publica e declaradamente consideradas erradas. O mundanismo pode estar bem escondido em seus sonhos, seus desejos, sua ira, sua vingança, sua busca determinada por algo que ele tem que ter.
Ló foi para os lados de Sodoma e Gomorra, porque lá era mais verde, mais bonito, deixou –se levar pela facilidade aparente.
Sua escolha foi feita por ambição e egoísmo, Ló era um homem comprometido com o mundo e com seu reinado pessoal.
Mas Abraão sabia a quem servia. Ele tinha comunhão com o seu DEUS, e ouvia a Sua voz.
Ele sabia que sobre a sua vida havia uma promessa dada em Gênesis 12.7, "Apareceu, porém, o Senhor a Abraão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abraão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera".
Quando Ló se comporta de forma inescrupulosa e escolhe a melhor parte, roubando de Abraão este privilégio, o seu tio Abraão fica quieto, não briga pelo local, não faz nada, apenas toma posse daquilo que sobrou.
Quando estamos debaixo da promessa de DEUS, debaixo de sua proteção e de sua força, podemos ter o pior, o mais feio, o mais pobre, o mais esquecido, humilde, simples, abandonado, nada disso importa, pois com certeza teremos a presença do Rei dos reis.
Imagino que Abraão deve ter ficado muito chateado, afinal de contas, Ló não tinha nenhuma promessa sobre si, ele estava se escorando nas promessas que estavam sobre a vida de Abraão. Mas para Abraão isso não é problema, não há risco em perder, pois ele conhecia o DEUS que havia lhe dado a promessa.
Abraão, pai de uma multidão. Essa é a promessa de DEUS para sua vida. Espere no Senhor, somente Ele pode lhe dar um final muito mais precioso do que o seu começo.
Leia a história, está na Bíblia, em Gênesis, veja como terminam Ló e Abraão, e seja sábio em suas escolhas. Com quem você escolhe andar? Ló ou Abraão? Sua escolha vai determinar o fracasso ou o sucesso de sua carreira.