sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O bom cabrito não berra!


ou, A lâmpada queimou

Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco.
Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.
Fp 4:12,13

“Era começo de dezembro, as ruas com grande movimento, mas poucas compras.
O dono de um comércio entra num restaurante com sua esposa. Ele está nervoso, mas os olhos da mulher brilham com as luzes das festas natalinas.
O homem carrancudo, preocupado, zangado, tenso. O rosto marcado de preocupações e havia muita revolta nele.
A loja está vendendo pouco, os juros são muito altos, as pessoas entram, olham e dizem que voltarão, o número de vendedores é suficiente para o que ele vende, mas não para o movimento de entrada e saída de clientes, ele está sempre tenso com medo de pequenos furtos...
Ainda havia muito investimento feito para o Natal e que não estavam dando o retorno esperado.
 Sentaram-se à mesa para escolher o jantar e ele começou a reclamar. E reclamou, falou muito.
De repente, ele parou de falar, pois notou que sua esposa olhava embevecida para uma linda árvore de natal, toda iluminada que piscava num ritmo bonito alternando as cores.
Ele também olhou na mesma direção e, de forma mecânica, comentou:
- A árvore está bem enfeitada, mas tem uma lâmpada queimada no meio das luzes.
- É verdade, respondeu a mulher. Há uma lâmpada queimada.  E você conseguiu vê-la porque está pessimista, amargurado. Não conseguiu perceber a beleza das dezenas de outras luzes coloridas que acendem e apagam, lançando reflexos no ambiente”.

Esta pequena história lembra-lhe alguma coisa, ou alguém? Creio que sim... Muitas vezes nós nos comportamos assim, reclamamos de pequenas coisas e nos esquecemos das inúmeras bênçãos que recebemos de Deus diariamente. Nos fixamos na única lâmpada queimada, e ficamos com raiva, amargurados, chorosos, reclamando com todos e com Deus, culpando-O por aquilo que não recebemos, que não temos.
O que podemos fazer com uma lâmpada queimada em nossas vidas? Trocá-la ou aprender com ela.

Mas nem todas as pessoas conseguem agir assim. Trocar uma lâmpada queimada exige ação, movimento, decisão, determinação. Aprender com ela implica em ser humilde e admitir que podemos ter errado. A capacidade de enxergar oportunidades em momentos ruins é uma característica de pessoas maduras emocionalmente.
O que esta lâmpada queimada pode nos ensinar?

“Há mais esperança para um tolo do que para uma pessoa que fala sem pensar”.
Pv 29:20
Muitas vezes somos vitimas de nossas escolhas, feitas com raiva, por vingança, por ciúmes ou ganância. O desejo incontrolável de ter algo que não lhe pertence, pelo qual não se trabalhou para ter.
Eu quero, é meu, não divido! Essas são as falas de todo imaturo emocional.

“Pode-se esperar mais de um tolo do que de quem pensa que é mais sábio do que”. Pv. 26:12
Somos também vitimas de nossa pressa. Pressa em ter aqui e agora aquilo que está separado e preparado para a melhor hora, lá na frente, adiante.
Somos, então, prejudicados pela falta de preparo para determinadas coisas. Os títulos, os cargos, as funções, não nos capacitam para tudo. Você pode ser muito bom em muitas coisas e não ser em uma determinada área. Se você quiser atuar onde não é chamado, por mais diplomas e títulos que tenha, você fracassará.

E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte”. 2 Co. 12:7
Há uma outra possibilidade de ação, podemos, também deixar a lâmpada queimada  no mesmo lugar para que nos lembremos que nem tudo brilha em nossas vidas.
Muitos erros não são cometidos novamente porque vemos nossas cicatrizes e nos lembramos de escolhas erradas, imprudência, palavras ditas fora de hora, caminho na direção contrária ao bem, e por aí vai, você sabe do que estou falando.
Uma lâmpada queimada é um lembrete: Ei, você não é santo, não é perfeito, não é infalível! Acorde, você não é a ultima bolacha do pacote, não é o senhor absoluto da vida das pessoas! Psiu! Tem uma lâmpada queimada em sua vida!

“Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Hb 12:11 “
Fique atento, uma lâmpada queimada não é o fim da sua vida, pode ser, na verdade, o começo de uma nova e feliz história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário