quarta-feira, 29 de junho de 2011

CORÉ E OS MASCARADOS

CORÉ E OS  MASCARADOS
Números 16:1-32
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria...
1 Sm 15.23


De que maneira um cristão gostaria de ser lembrando?
Como um servo diligente e abençoado, ou como uma pedra de tropeço e causador de cismas e dissidências?
Quero falar de Coré, um levita, que ficou conhecido pela história de Israel não pelos seus préstimos à liturgia ou pelo ensino da lei do Senhor, mas pela sua rebeldia contra Moisés (o pastor dele) e contra o próprio Deus.
Invejoso por Moisés ter sido escolhido por Deus para liderar o povo, Coré pôs-se a criticar Moisés e levantou um grupo para apoiar a sua revolta, dificultando a liderança do servo de Deus.
·          Rebelião é a tomada de uma atitude e postura contrária a uma lei estabelecida.

O que Deus entende por rebelião?
- Deus entende a rebelião como pecado de feitiçaria: 1 Sm 15.23
- Deus não tolera a rebelião: Ex 23.21
- Somente Deus pode curar a rebelião: Jr 3.22
- A rebelião é contra a lei de Deus: Os 8.1

Isso é comum acontecer em nossas igrejas. Pessoas que gozam de certo status, reputação e prestígio no meio da congregação, mas isso não lhes basta.
Muitos como Coré são idealizadores de rebeliões profanas dentro da igreja.
Rebelião não somente contra o sacerdócio e os sacerdotes mas também contra a administração e a liderança estabelecidas pelo próprio Deus.
Pessoas que se juntam a outras com o mesmo objetivo maligno que é falar mal dos seus pastores e de seus irmãos, muitas vezes inventando mentiras.
Pessoas que beijam, abraçam, convidam para suas casas, demonstram alegria quando se encontram, mas usam umamáscara de humildade pra não mostrar que o seu verdadeiro desejo é ser o pastor ou a pastora da igreja, ser o dirigente do louvor, ou qualquer outra função em que ele tenha domínio muito além daquilo que lhe foi designado no momento.
Pessoas com o espírito de Coré promovem divisão entre o povo e diminuem a autoridade dos pastores. Debaixo da máscara da submissão há na verdade o desejo terrível de liderar pois acham que o seu modo de fazer é o certo e o melhor.
Pessoas assim querem substituir o que Deus estabeleceu na direção do povo, tanto na função quanto na forma. Esconde-se dentro destas pessoas o desejo de dominar o povo de Deus, como fazem os falsos profetas e os falsos pastores.
Quando lhes é dado poder essas pessoas são autoritárias, ríspidas, carrancudas e adoecem em seu próprio pecado.
Vemos que a Bíblia ensina por diversas vezes que devemos ser submissos aos nossos líderes (Hb 13.7,17; 1 Pe 5.5), e com toda certeza este é o desejo de Deus para que seja mantida a ordem e a decência em sua casa.
Hoje muitos pastores sofrem pela malignidade no tratamento dado a eles por pessoas por quem eles oram e gastam suas vidas. Pessoas que num dia estão beijando e abraçando e recebendo as bênçãos e as orações através da vida dos pastores e no dia seguinte os EXCLUEM de suas vidas, em todos os sentidos e áreas, e na maior cara dura.
Devemos saber que Deus tem o tempo certo para entregar a um homem ou mulher aquilo para o qual foram chamados.Verdadeiros pastores não precisam utilizar-se de meios e atalhos, e muito menos do trabalho e suor do outro para alcançar algo que desejam e nunca conseguiram ter ou fazer, ou alcançar apressadamente, aquilo que Deus tem para suas vidas.
Veja qual foi o final de Coré para que você não caia na mesma situação.
Que Deus te abençoe.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O AMOR ANTIGO


Carlos Drummond de Andrade


O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mais pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O CORAÇÃO DO HOMEM E A IGREJA



Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou à beira de um
oásis, junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoas vive neste lugar?
Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem? - perguntou por
sua vez o ancião.
- Oh! Um grupo de egoístas e malvados - replicou-lhe o rapaz - Estou
satisfeito por ter saído de lá.

E o velho replicou: - a mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo
o ancião perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoas vive por aqui?
O velho respondeu com a mesma pergunta:
- Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?
O rapaz respondeu:
Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei
muito triste por ter de deixá-las.

- O mesmo encontrará por aqui - respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
- Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?
Ao que o velho respondeu:
- Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que
nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar
outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os
encontrará aqui. Somos todos viajantes no tempo. O futuro de cada um
está escrito no seu próprio passado. Ou seja, cada um encontra na vida
exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente, o presente e
o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos
.

Esta é a realidade de muitas pessoas que andam pulando de igreja em igreja, sempre atrás da “igreja perfeita”. Elas não conseguem parar em nenhum lugar. Uma igreja “não presta” porque o louvor é ruim, a outra é por causa da perseguição dos pastores, outra ainda é porque a pessoa pensa que não há lugar para ela no ministério, outras porque as esposas não querem o marido no altar, outros saem porque os filhos não querem ir à igreja e culpam a igreja local e os pais saem da igreja. Há ainda aqueles que não querem dividir espaço, querem ser únicos no ministério que estão, ou então não gostam da esposa do pastor, ou gostam um pouco demais do pastor.
Enfim, os “motivos” são inúmeros. Adianta? Não, não adianta, porque na igreja que eles vão levam em si os seus próprio corações duros, carente, amargurados, invejosos, ingratos, infiéis, amargos, egoístas e isso impedirá que elas vejam a bênção da igreja onde estão.
Não parar em uma igreja é sinal de inconstância emocional e espiritual.
Pense nisso e que seja bênção em sua vida.

domingo, 26 de junho de 2011

INVEJA ADOECE A VIDA

"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" Provérbios 27 : 4

Inveja ou invídia é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

Normalmente, o invejoso tem relacionamentos frouxos, interesseiros e falsos, podendo decartar-se de uma pessoa com extrema facilidade.

A inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
Pode se inveja de um sorriso contagiante, da facilidade em ser amada e fazer amigos, de algo gostoso que o outro sabe fazer, da vida que a pessoa leva...

A grande arma do invejoso é usar alguém como boca, braços, atos. Ela não tem coragem de aparecer, pois isso denunciaria sua inveja e desejos que ela tenta manter ocultos, até de si própria. Então, ela incita alguém, até o limite. Claro que isso não dará ao invejoso os atributos que ela tanto deseja, mas tentará com a ira impetuosa do outro, diminuir o brilho de quem tem sucesso.

Se você se pegar invejando alguém, vá à luta, ore, arrependa-se, busque conserto com Deus e batalhe para conseguir por seus próprios méritos o que você tanto deseja no outro.

sábado, 25 de junho de 2011

SÍNDROME DE SIMEI


Quando o rei Davi chegou à cidade de Baurim, Simei, filho de Gera, um dos parentes de Saul, foi encontrar-se com ele e começou a amaldiçoá-lo.
Simei começou também a jogar pedras em Davi e nos seus oficiais, apesar de o rei estar rodeado pelos seus homens e pelos guardas pessoais.
Ele amaldiçoou Davi e disse: — Fora daqui, assassino! Criminoso!
Você tomou o reino de Saul. O SENHOR Deus o está castigando por você ter matado tantas pessoas da família de Saul. Agora Deus entregou o reino ao seu filho Absalão, e você está arruinado, seu assassino!
Então Abisai, cuja mãe era Zeruia, disse ao rei: —Por que o senhor permite que este cachorro o amaldiçoe? Deixe que eu vá lá cortar a cabeça dele!
—Vocês não têm nada com isso! —respondeu o rei a Abisai e ao seu irmão Joabe. —Se foi o SENHOR Deus quem mandou que este homem me amaldiçoasse, quem tem o direito de perguntar por que é que ele está fazendo isso?
E Davi disse a Abisai e a todos os seus oficiais: —Se o meu próprio filho está tentando me matar, por que eu ficaria admirado se este membro da tribo de Benjamim quisesse fazer o mesmo? Deixem esse homem em paz. Deixem que ele amaldiçoe porque foi o SENHOR quem o mandou fazer isso.
Pode ser que o SENHOR olhe para a minha aflição e me dê algumas bênçãos em lugar destas maldições.
Então Davi e os seus homens continuaram o seu caminho. Simei também ia ao lado, caminhando pelo monte, amaldiçoando e jogando pedras e terra em Davi.
O rei e todos os seus homens chegaram muito cansados ao rio Jordão e descansaram ali. 
2 Samuel 16:5-14

Quero falar um pouco sobre SIMEI.
Simei era da família de Saul e enquanto Davi reinou ele viveu no reino. Acredito que ele submeteu-se a estar debaixo do rei Davi, por não ter outra alternativa, mas deve ter alimentado em seu coração silencioso, raiva e agressividade, que ele não podia direcionar a Davi, pois ele era o rei, e estava no poder.

Existem pessoas que são como SIMEI.
Pessoas como Simei ficam sempre esperando para ver o que vai acontecer. Ele espiona, espera.
Davi comete erros, acerta, erra, acerta e vai vivendo.
Simei espera O erro que lhe dará a oportunidade de colocar pra fora todo o seu recalque, sua hipocrisia e vida mentirosa.
Em 2 Samuel 16:6-8, lemos:
“Simei começou também a jogar pedras em Davi e nos seus oficiais, apesar de o rei estar rodeado pelos seus homens e pelos guardas pessoais. Ele amaldiçoou Davi e disse: —Fora daqui, assassino! Criminoso! Você tomou o reino de Saul”.

Pessoas como Simei insistem em suas verdades. Eles se apegam aos seus argumentos, àquilo que eles querem propagar como se fosse a verdade absoluta.
Eles não avaliam, não procuram saber os fatos, não conversam. Eles ficam de longe, com as pedras nas mãos.

São pessoas pequenas, que jamais alcançarão lugares altos, pois gastam suas vidas em amargura, em conversar com outros amargurados, em conspirar e, DE LONGE, atirarem pedras, xingar e insultar.

Para os desavisados, pode parecer que Davi teve culpa, mas foi a mão de Deus que trouxe juízo à casa de Saul. Davi pode ter sido o instrumento que Deus usou para derrubar a soberba, a vaidade, mas a ação foi divina.

A Bíblia diz em Romanos 13:1  “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele”.
Diz também em 1 Samuel 2:7  “O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta”.

Ora, sabemos pela Bíblia que se não concordamos com a direção e o governo de alguém devemos orar por ela para que Deus traga solução. Devemos também manter nossa boca em silêncio com relação a exercermos palavras de juízo.

Já as pessoas com Síndrome de Simei, ficam à espera dos azares da vida para zombar, vingar-se com insultos, ridicularizar, apontar o dedo, falar mal, alterar a verdade em mentira, atrair para junto de si os bajuladores.

Continuando com Simei, podemos ver que ele é um fraco, com um grande sentimento de inveja, cercado por pessoas fracas, invejosas e oportunistas.
A pessoa pode ser grande, pode até ter cargos, ser conhecida, mas no fundo é um fraco invejoso.
Todo o tempo ele suportou Davi, mas nunca o amou de verdade. Todo o tempo ele via as vitórias de Davi, mas nunca as aplaudiu verdadeiramente. No fundo, no silêncio de seu quarto, entre seus pares, a inveja aparecia, sempre vestida de zelo. Falso zelo.

Simei nos fala do oportunista. Aquele que espera pra ver o lado que vai vencer e assumir aquele lado como seu.
Ele não é capaz de falar com os dois lados e avaliar com retidão o que está certo. Ele simplesmente fica do lado do poder. Do lado de quem está reinando (na visão rasa e curta dos Simeis).

Em 2 Samuel 16:13  “Então Davi e os seus homens continuaram o seu caminho. Simei também ia ao lado, caminhando pelo monte, amaldiçoando e jogando pedras e terra em Davi”.
Vale observar que Davi permitiu que aquilo fosse feito, não tomando nenhuma atitude drástica com relação ao assunto. Porque Deus era a justiça de Davi.

Em 2 Samuel 19:15 e 16  lemos o momento da volta de Davi ao trono: “Davi voltou e chegou até o rio Jordão. Os homens da tribo de Judá foram encontrá-lo em Gilgal, para acompanhá-lo na travessia do rio. Ao mesmo tempo, Simei, o benjamita, filho de Gera, da cidade de Baurim, foi depressa ao rio Jordão para se encontrar com o rei Davi”.

Esta é a hora da volta dos fracos.
A volta daqueles que foram infiéis, incapazes de aguentar os tempos de agruras, de falta, tempo de trabalho dobrado, o tempo de perseguição, de difamação.
Quando o navio afunda, os ratos são os primeiros a cair fora.
Simei volta e durante todo o reinado de Davi a vida dele foi poupada.
A Síndrome de Simei afeta homens e mulheres, em diversas situações, e é uma coisa muito feia de ser vista.
Que o Espírito Santo fale ao seu coração, enquanto há tempo, para que você mude o seu modo de pensar e sua postura.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SUA IGREJA TEM A SUA CARA!

A igreja é o povo de Deus. A palavra "igreja" vem da palavra grega ekklesia, que significa "convocado".
Podemos dizer, então, que igreja é o conjunto de pessoas que foram convocadas pelo Evangelho. 
A primeira definição para a palavra igreja no dicionário Houaiss diz:
1. comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo.
Diante disso, sempre que você pensar em igreja, pense em conjunto, ajuntamento, povo,  como bem podemos ver em apenas alguns versículos abaixo:
Atos 11:26  tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Atos 15:4  Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles.

Romanos 16:5  saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.

1 Coríntios 12:27,28  Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Efésios 1:22,23  E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

A ovelha não é uma coisa separada da igreja. Nem a igreja independe da ovelha. A igreja existe para a ovelha.
Quando Jesus Cristo morreu na cruz ele pagou um preço pela vida de pessoas, pelo perdão de seus pecados.
O que compõe a igreja são as pessoas, não os templos.

1 Pedro 5: 1-3  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

Como indivíduos, aceitamos a Cristo e somos individualmente responsáveis pela adoração e o serviço, e seremos julgados como indivíduos.
Romanos 14:12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

Por que a Bíblia fala tanto em Igreja?
Porque é o local onde nos reunimos para adoração a Deus e serviço dos santos. Recebemos instrução sobre conduta, forma de viver, trabalhar e ajudar.
Sabemos também o que fazer, debaixo dos olhos e da orientação pastoral. A igreja existe para que vivamos em comunhão com outras pessoas e com elas desenvolvermos intimidade e amizade. Isso nos torna dependentes uns dos outros e com obrigações a serem cumpridas.
Não devemos fazer de nossa obrigação individual ser obrigação da igreja local.

Existem 3 premissas fundamentais para o funcionamento de uma igreja:
Ter pastores - Atos 14:23 E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
Ter salvos - Atos 2:44-47 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Ter reuniões - Hebreus 10:25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Quero deixar uma pergunta para sua meditação: Qual é a cara de sua igreja? Você a considera uma benção? Ela cumpre sua função onde está plantada? Você tem prazer em ir aos cultos? Você se sente amado naquele lugar?
Ore e pense sobre o assunto, antes de responder, porque a sua igreja tem a sua cara. Ela é aquilo que você faz (ou não faz).
Que Deus te abençoe poderosamente para ser cada vez melhor para o Reino.
Sandra Botelho.

VITIMISMO


Vitimismo é quando acusamos outros como responsáveis pelo que nos afeta, e não nós mesmos. Tornamos-nos vítimas quando não nos valorizamos. O vitimismo é uma forma infantil de lidar com os fatos, é fuga da realidade. 

A grande maioria das pessoas atribui à sorte, ou a um poder superior (do bem ou do mal, depende), ou às pessoas que a cercam, a causa e o comando de tudo o que lhes acontece na vida.
Fazendo isso elas jamais procuram averiguar a verdade sobre as situações que vivem.
Elas alimentam com isso uma postura interna de vítimas e sentem-se coitadas.

Comportam-se como pessoas anestesiadas, sentindo-se impotentes diante de alguns acontecimentos que consideram difíceis e sobre os quais preferem não ser responsabilizadas.   
É comum que diante de situações extremas elas se acovardem em vez de perseverarem com coragem para tomar uma posição ou decisão firme sobre o assunto.

Se não compreendem o que lhes acontece tem sempre o destino, ou o diabo, ou Deus ou outras pessoas para receber a responsabilidade pelo que estão vivendo. Muitas acham a revolta ou a apatia mais fácil do que avaliar os fatos com honestidade. A isso chamamos vitimismo.
Explicar uma fatalidade exige coragem para se enfrentar, quando todas as desculpas acabam.

O “vitimismo” impede o crescimento pessoal.
É preciso sair do papel de vítima pra ter coragem de se deparar com seus limites e possibilidades de erros. Saber onde são seus pontos fracos é o que lhe fortalecerá para não errar novamente. Manter-se como vítima é uma forma infantil de encarar os fatos, mostra imaturidade. Somos resultados de nossas escolhas.

Se você vive dentro dos princípios estabelecidos por Deus e mesmo assim sua vida está repleta de relacionamentos difíceis, confusão, problemas, falta de recursos econômicos, etc, é bem provável que você esteja fazendo escolhas insensatas.
A maioria das pessoas tem medo de tirar a responsabilidade de Deus, do diabo, do acaso ou das pessoas, porque isso lhes tira o álibi que justifica seus erros.

Deus nos deu a capacidade de escolher: obedecer, seguir, abandonar, fazer alianças, ir, voltar. Ele se move de acordo com nossas opções.

Se você quer mudanças em sua vida, pare de ser vítima. Encare seus problemas por outro ângulo, se permita admitir seus erros e mude sua postura.
Não se encha de culpa, use tudo o que você enxergar para mudar a sua vida.
Com isso sua vida vai melhorar, você será o responsável por seus erros e acertos. Cabe  a você decidir por bênção ou maldição.

Toda ação leva a uma reação. Suas escolhas são sementes, algumas estão frutificando, outras frutificarão, depende sempre do que você escolher plantar.

IRMÃOS,NÃO FALEIS MAL UNS DOS OUTROS

-- Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. 1 Pedro 2:1
-- Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Tiago 4:11
-- O homem de mau, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca, acena com os olhos, arranha com os pés e faz sinais com os dedos. No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura.  Provérbios 6:12-15

É curioso ver como a fofoca aparece: ela vem geralmente acompanhada de um sorrisinho malicioso, de uma sobrancelha estrategicamente levantada ou, quem sabe, de um tom de voz mais baixo anunciando um segredo.  E quando emprestamos nossos ouvidos para escutar está formada a rede de fofoca. Daí pra frente bastará, muitas vezes, apenas uma cutucada, uma olhada de lado para as pessoas entenderem o que está querendo ser dito.
As fofocas são maldosas, frutos em geral do ciúme e da inveja, objetivando destruir alguém ou alguma instituição.

O QUE É FOFOCA?  
Fofocar é falar mal de outras pessoas ou instituições com o intuito de destruí-las ou fazer com que os outros tenham um conceito negativo sobre elas.
E a calúnia é uma acusação falsa que difama e prejudica uma reputação.
Então a fofoca é a propagação dessa mentira.  

Apesar da palavra fofoca não aparecer na Bíblia, o conceito está lá, bem presente, por termos bíblicos como “maledicência”, ”falar mal”, “mexerico”, “bisbilhotice”, “blasfêmia” e “falso testemunho”. 
Não dirás falso testemunho… Mc. 10,19
Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo…Lv. 19,16
Porque do coração procedem maus desígnios…falso testemunho, blasfêmias.
Isso é o que contamina o homem Mt. 15,19
Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e toda sorte de maledicência. I Pe. 2,1
Longe de vós toda amargura e cólera, ira e gritaria, e blasfêmias, bem como toda malícia  Ef. 4,31

O povo de Deus deve manter-se vigilante com relação a fofoca e permanecer distante dela por ser extremamente prejudicial e machucar e desunir as pessoas. Isso pode destruir uma igreja.
Como você tem prazer em ver os seu filhos em harmonia Deus também espera isso de nós, dentro e fora da igreja. Deus espera de nós unidade e harmonia.

Em todo local ou ocasião, mas especialmente na igreja é sempre mais fácil ficar de lado e atirar pedras naqueles que estão realizando alguma coisa, do que se envolver, se comprometer e contribuir.
Quanto a isso, Deus nos adverte repetidamente que não critiquemos ou julguemos uns aos outros (Rm. 14,13; Tg. 4,11; Ef. 4,29; Mt. 5,9; Tg. 5,9). 
E nesse sentido, é conveniente mantermos sempre em mente que, quando criticamos uma outra pessoa, estamos na verdade interferindo seriamente nos assuntos de Deus:
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai, mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. Rm. 14:4

Sempre que julgamos alguém, quatro coisas acontecem instantaneamente:
1. Perdemos a nossa comunhão com Deus;
2. Expomos o nosso próprio orgulho e insegurança;
3. Colocamo-nos em uma situação pela qual seremos julgados por Deus;
4. Prejudicamos a unidade com nossos irmãos.

Julgar, culpar e criticar os nossos irmãos em Cristo é trabalho que devemos a todo custo evitar, por ser de natureza diabólica. Quando fazemos isso estamos servindo aos propósitos do diabo. Veja como a Bíblia chama Satanás:
...acusador de nossos irmãos, o qual, diante de nosso Deus, acusa dia e noite Ap. 12:10

Fofocar é transmitir informações quando não somos nem parte do problema, nem parte da solução. Portanto, nós naturalmente sabemos que espalhar fofocas é algo tão errado quanto ouvi-las.
A fofoca e a crítica são fortes sinais da necessidade de auto-afirmação por parte daquele que as pratica.

De fato, quanto mais uma pessoa se aproxima de Jesus Cristo, menos ela julga os outros. E esse é um teste infalível, pois aqueles que estão sempre criticando os outros, já se afastaram de Cristo! Podem ainda pertencer-Lhe, mas certamente perderam o Seu espírito de amor.
É sinal de maturidade humana saber reconhecer que muitos dos nossos sentimentos profundos sobre as outras pessoas emanam de fatores nem sempre racionais, mas sim, são frutos de nossos próprios medos, traumas, perdas, frustrações, dores e deficiências.
Busque no Senhor ser uma pessoa que não usa os lábios para fofocar nem para diminuir os outros. Peça a Deus e Ele te dará forças.

ORAÇÃO DA ENTREGA



Poesia do Dia Mundial de Combate ao Câncer.
Para as muitas mulheres que vivem este momento, ofereço esta oração!

ORAÇÃO DE ENTREGA
Sandra Botelho

Deus, o Senhor me deu um corpo,
Com ele eu caminho, danço, abraço
Sinto o amor das pessoas totalmente
Te agradeço por teu cuidado

O Senhor colocou em mim o pensar
A capacidade e o direito de decidir
Sou um ser emocional, sofro, acho graça
Consigo ser feliz, obrigada meu Pai

Tenho também um espírito, que ouve o Teu
Ele me leva pra perto de Ti e me ensinas
Sei que sou Tua filha por Tua presença em mim
Obrigada Paizinho, por Tua misericórdia

Por tudo isso eu sei que não sou somente
Uma parte de mim que está doente
Sou todo o mais, eu sou completa.

Se tiver que te entregar algum pedaço, que seja
Entrego-te sem murmurar, o Senhor me deu,
Eu sei que tudo o que tenho e sou é Teu.

MUITOS PRECISAM SER LEMBRADOS...

Um texto para ser lido, relido e relembrado. 
O uso destas orientações farão bem ao Corpo de Cristo, a Igreja. 

"Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.
Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.
Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos.
Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria.
Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom.
Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.
Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.
Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.
Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas.
Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.
Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio!
Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros.
No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.
Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.”
Romanos 12:3-19

VOCÊ QUER SUAS ORAÇÕES RESPONDIDAS?

Para que alcancemos respostas positivas às nossas orações, há todo um caminho de obediência.
Oração é algo sério, específico, objetivo e segue regras e princípios estabelecidos na Palavra de Deus.
É a tentativa de orar em desarmonia com estes princípios que resulta em uma experiência frustrante de não ver as orações e súplicas respondidas.

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniqüidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade.
Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniqüidade. 
Isaías 59:1-4

Vejamos algumas coisas que impedem que nossas orações sejam respondidas:

1 – Mãos contaminadas de sangue e de iniqüidade  
2 – Lábios que falam mentiras
3 – Dar à luz a iniqüidade
4 – Compactuar com a injustiça

1 - Mãos contaminadas de sangue e de iniqüidade
Miquéias 7:2 diz “Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede”.
Sangue é vida. Quando alguém toca na vida de uma pessoa, seja no seu caráter, na sua moral, na sua vida financeira, no seu emocional, ou outra área, ela está com as mãos contaminadas de sangue.

2 - Lábios que falam mentiras
Provérbios 6: 16-19 nos diz “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”. 
Deus se aborrece da mentira, pois a Bíblia mesmo nos diz que o diabo é o pai da mentira.

3 – Dar à luz a iniqüidade
Isaías 1:13 diz “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene”.
Iniqüidade é o “Pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um, em não ser correto, em ser perverso”.
Cultuar a Deus sem ter se livrado da iniqüidade é insuportável para o Senhor.
Miquéias 2:1 “Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniqüidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos”.

4 - Compactuar com a injustiça
Em 1 Coríntios 6:7-9, lemos, “O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?”.
O dicionário define Injustiça como “Desrespeito ao direito do outro; ação injusta, contrária à justiça”.
A Bíblia nos ensina que não devemos nos associar a este tipo de pessoa, pois a associação torna cada um cúmplice da injustiça praticada.
Romanos 16:17,18
“Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos”.

Se queremos ter nossas orações respondidas devemos atentar àquilo que a Bíblia nos ensina, mudar nossas atitudes e nosso coração e assim receberemos o Sim de Deus a nosso favor.