quarta-feira, 22 de junho de 2011

SUA IGREJA TEM A SUA CARA!

A igreja é o povo de Deus. A palavra "igreja" vem da palavra grega ekklesia, que significa "convocado".
Podemos dizer, então, que igreja é o conjunto de pessoas que foram convocadas pelo Evangelho. 
A primeira definição para a palavra igreja no dicionário Houaiss diz:
1. comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo.
Diante disso, sempre que você pensar em igreja, pense em conjunto, ajuntamento, povo,  como bem podemos ver em apenas alguns versículos abaixo:
Atos 11:26  tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Atos 15:4  Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles.

Romanos 16:5  saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.

1 Coríntios 12:27,28  Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Efésios 1:22,23  E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

A ovelha não é uma coisa separada da igreja. Nem a igreja independe da ovelha. A igreja existe para a ovelha.
Quando Jesus Cristo morreu na cruz ele pagou um preço pela vida de pessoas, pelo perdão de seus pecados.
O que compõe a igreja são as pessoas, não os templos.

1 Pedro 5: 1-3  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

Como indivíduos, aceitamos a Cristo e somos individualmente responsáveis pela adoração e o serviço, e seremos julgados como indivíduos.
Romanos 14:12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

Por que a Bíblia fala tanto em Igreja?
Porque é o local onde nos reunimos para adoração a Deus e serviço dos santos. Recebemos instrução sobre conduta, forma de viver, trabalhar e ajudar.
Sabemos também o que fazer, debaixo dos olhos e da orientação pastoral. A igreja existe para que vivamos em comunhão com outras pessoas e com elas desenvolvermos intimidade e amizade. Isso nos torna dependentes uns dos outros e com obrigações a serem cumpridas.
Não devemos fazer de nossa obrigação individual ser obrigação da igreja local.

Existem 3 premissas fundamentais para o funcionamento de uma igreja:
Ter pastores - Atos 14:23 E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
Ter salvos - Atos 2:44-47 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Ter reuniões - Hebreus 10:25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Quero deixar uma pergunta para sua meditação: Qual é a cara de sua igreja? Você a considera uma benção? Ela cumpre sua função onde está plantada? Você tem prazer em ir aos cultos? Você se sente amado naquele lugar?
Ore e pense sobre o assunto, antes de responder, porque a sua igreja tem a sua cara. Ela é aquilo que você faz (ou não faz).
Que Deus te abençoe poderosamente para ser cada vez melhor para o Reino.
Sandra Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário