quarta-feira, 29 de junho de 2011

CORÉ E OS MASCARADOS

CORÉ E OS  MASCARADOS
Números 16:1-32
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria...
1 Sm 15.23


De que maneira um cristão gostaria de ser lembrando?
Como um servo diligente e abençoado, ou como uma pedra de tropeço e causador de cismas e dissidências?
Quero falar de Coré, um levita, que ficou conhecido pela história de Israel não pelos seus préstimos à liturgia ou pelo ensino da lei do Senhor, mas pela sua rebeldia contra Moisés (o pastor dele) e contra o próprio Deus.
Invejoso por Moisés ter sido escolhido por Deus para liderar o povo, Coré pôs-se a criticar Moisés e levantou um grupo para apoiar a sua revolta, dificultando a liderança do servo de Deus.
·          Rebelião é a tomada de uma atitude e postura contrária a uma lei estabelecida.

O que Deus entende por rebelião?
- Deus entende a rebelião como pecado de feitiçaria: 1 Sm 15.23
- Deus não tolera a rebelião: Ex 23.21
- Somente Deus pode curar a rebelião: Jr 3.22
- A rebelião é contra a lei de Deus: Os 8.1

Isso é comum acontecer em nossas igrejas. Pessoas que gozam de certo status, reputação e prestígio no meio da congregação, mas isso não lhes basta.
Muitos como Coré são idealizadores de rebeliões profanas dentro da igreja.
Rebelião não somente contra o sacerdócio e os sacerdotes mas também contra a administração e a liderança estabelecidas pelo próprio Deus.
Pessoas que se juntam a outras com o mesmo objetivo maligno que é falar mal dos seus pastores e de seus irmãos, muitas vezes inventando mentiras.
Pessoas que beijam, abraçam, convidam para suas casas, demonstram alegria quando se encontram, mas usam umamáscara de humildade pra não mostrar que o seu verdadeiro desejo é ser o pastor ou a pastora da igreja, ser o dirigente do louvor, ou qualquer outra função em que ele tenha domínio muito além daquilo que lhe foi designado no momento.
Pessoas com o espírito de Coré promovem divisão entre o povo e diminuem a autoridade dos pastores. Debaixo da máscara da submissão há na verdade o desejo terrível de liderar pois acham que o seu modo de fazer é o certo e o melhor.
Pessoas assim querem substituir o que Deus estabeleceu na direção do povo, tanto na função quanto na forma. Esconde-se dentro destas pessoas o desejo de dominar o povo de Deus, como fazem os falsos profetas e os falsos pastores.
Quando lhes é dado poder essas pessoas são autoritárias, ríspidas, carrancudas e adoecem em seu próprio pecado.
Vemos que a Bíblia ensina por diversas vezes que devemos ser submissos aos nossos líderes (Hb 13.7,17; 1 Pe 5.5), e com toda certeza este é o desejo de Deus para que seja mantida a ordem e a decência em sua casa.
Hoje muitos pastores sofrem pela malignidade no tratamento dado a eles por pessoas por quem eles oram e gastam suas vidas. Pessoas que num dia estão beijando e abraçando e recebendo as bênçãos e as orações através da vida dos pastores e no dia seguinte os EXCLUEM de suas vidas, em todos os sentidos e áreas, e na maior cara dura.
Devemos saber que Deus tem o tempo certo para entregar a um homem ou mulher aquilo para o qual foram chamados.Verdadeiros pastores não precisam utilizar-se de meios e atalhos, e muito menos do trabalho e suor do outro para alcançar algo que desejam e nunca conseguiram ter ou fazer, ou alcançar apressadamente, aquilo que Deus tem para suas vidas.
Veja qual foi o final de Coré para que você não caia na mesma situação.
Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário