domingo, 26 de junho de 2011

INVEJA ADOECE A VIDA

"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" Provérbios 27 : 4

Inveja ou invídia é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

Normalmente, o invejoso tem relacionamentos frouxos, interesseiros e falsos, podendo decartar-se de uma pessoa com extrema facilidade.

A inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
Pode se inveja de um sorriso contagiante, da facilidade em ser amada e fazer amigos, de algo gostoso que o outro sabe fazer, da vida que a pessoa leva...

A grande arma do invejoso é usar alguém como boca, braços, atos. Ela não tem coragem de aparecer, pois isso denunciaria sua inveja e desejos que ela tenta manter ocultos, até de si própria. Então, ela incita alguém, até o limite. Claro que isso não dará ao invejoso os atributos que ela tanto deseja, mas tentará com a ira impetuosa do outro, diminuir o brilho de quem tem sucesso.

Se você se pegar invejando alguém, vá à luta, ore, arrependa-se, busque conserto com Deus e batalhe para conseguir por seus próprios méritos o que você tanto deseja no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário