domingo, 3 de julho de 2011

PARA A ESPOSA DE UM HOMEM "CHAMADO" NABAL


Ou, como não viver debaixo da maldição de um marido insensato.

"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos" Provérbios 12:4.
Virtuosa = Qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável. Conformidade com o Bem, com a excelência moral ou de conduta; dignidade. 
A esposa é a companheira. Mulheres são boas amigas, ajudadoras, percebem coisas que ninguém vê, alertam, enxergam longe e podem, ou não, ser boas conselheiras.

A Bíblia nos fala de uma mulher chamada Abigail que significa "pai da alegria".
Essa mulher era casada com um homem chamado Nabal, cujo nome espelha sua natureza, pois significa "insensato".
Insensato = que ou aquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida; insano, doido, delirante.

Muitas mulheres são verdadeiras heroínas por sua competência e virtuosidade em conviver com alguém com quem um dia se casaram pensando ser um "príncipe" e quando se deram conta estavam casadas com o "cavalo" do príncipe.
Nabal era assim, um homem insensato, duro, maligno em todo os seu trato. Leia 1 Samuel 25

Nabal era próspero, mas estúpido, e possuía uma mulher formosa, porém, não somente formosa, mas sensata, virtuosa, brilhante e isto a impelia a manter seu casamento.
Mas Nabal imaginava manter-se pela sua própria força, alcançar os lugares altos a qualquer preço.
Um dia esse homem insensato se levanta contra o rei de Israel, Davi, que passando por um tempo difícil, por um momento de crise e lhe havia pedido  ajuda. Mas Nabal afronta Davi. Nabal se achou muito grande porque a situação de Davi era de temporária fraqueza e necessidade.
Nabal desconsiderou que aquele homem já havia matado o urso, o leão, o gigante Golias e que ele era o rei de Israel. Nabal não levou em conta a história de vida de Davi nem a sua posição. 
Nabal era um homem louco, insensato, maligno e não tinha nada a perder porque pensava apenas nele mesmo.
Davi resolve vingar-se e naquele dia todos os homens da família de Nabal e seus servos seriam mortos. (1Sm.25:22)

Mas, atrás daquele homem insensato havia uma mulher prudente que vai ao encontro de Davi e numa atitude de humildade consegue aplacar a ira contra seu ignorante esposo. Davi reconhece acima de tudo, a prudência naquela mulher, pois chega a dizer-lhe: "Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse(1Sm 25:33).
Esta mulher possuía virtudes e observava o que se passava em sua casa, e provavelmente sofria muito com as atitudes grosseiras do seu esposo. Ela percebeu que, mais uma vez, o insensato tinha cometido um erro, porém agora contra alguém maior que ele.
Talvez aquela mulher sofresse de abuso moral, emocional, social ou até ameaça física, talvez fosse alvo de gritos, ou apanhasse de Nabal seu marido louco, insensato.
Ela com sua sabedoria e humildade assume a culpa e com isso ela evitou que o mal caísse sobre a sua família. Ela tomou uma atitude correta.
Vemos hoje muitas mulheres aplaudindo as escolhas, ações, alianças e companheiros errados de seus maridos. Fazem isso por 2 motivos: ou falta de visão espiritual, ou porque usufruem dos benefícios destes pactos.

Que você se negue a compactuar com a loucura de seu marido e procure ajuda, busque perdão e solução para sua vida e de seus filhos.
E que a misericórdia do Senhor alcance o Nabal com quem você convive.
Deus nunca irá abandonar uma mulher virtuosa e sensata. Ele sempre tem a provisão na medida certa! 
Abigail é um exemplo de mulher que soube agir com prudência, não se vendeu e alcançou o favor do Senhor.

VOCÊ É VÍTIMA OU CÚMPLICE?

2 comentários:

  1. Pastora Sandra, essa palavra foi demais.
    Tem muita gente sendo conivente com um bocado de coisas que elas reclamam.
    Por favor, continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Preciosa amiga!
    Deus te bendiga!
    Me identifiquei com Abigail.... Desejo imitá-la mais e buscar a obediência ao Senhor.
    Que o Espírito de Deus continue a te dar a revelação da palavra!
    Abraço!
    Roseli.

    ResponderExcluir