sábado, 30 de julho de 2011

Invejosa? Eu? Nunquinha!!!



Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?  
Provérbios 27:4

Que sentimentozinho mais sujo! Como é fácil admitir um bocado de defeitos: roer unhas, ser desorganizado, perfeitinho, colar nas provas, se irritar com facilidade... Mas admitir que tenha inveja?! Afe! Sai fora! Inveja é pecado! Isso não é santo! Jamais! Eu não!
O desejo de destruir o outro, o que ele faz ou o que ele possui é o companheiro da inveja. E a inveja adoece a vida.

“A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer”.  
Provérbios 14:30

A maioria das pessoas não admite que tenha inveja porque a admissão deste fato implica, automaticamente, na constatação de uma impotência ou de uma área fraca em suas vidas. Quando encontramos alguém que é exatamente como gostaríamos de ser, ou tem algo que lutamos para conseguir e jamais alcançamos, a inveja aparece.

A forma mais usual de sua manifestação é através da palavra dita. Desqualificação dos atributos do outro, do trabalho que ele faz, de sua beleza, de alguma característica pessoal.
Há muita inveja envolvendo posições e situações de poder. Aí então a tendência do invejoso é adjetivar o outro, que passa a ser sem noção, atrapalhado, inconveniente, falso, incompetente, sem preparo, etc...
Segundo a psicoterapeuta Márcia H. de Melo, "É natural olhar para algo que o outro tenha conquistado e se dar conta de que gostaria de possuir ou conquistar também. É uma forma também de defesa do próprio fracasso - ao invés de olhar para si, aponta-se o outro de forma destrutiva, deturpada".
A inveja moveu o coração e as atitudes dos principais sacerdotes da época de Jesus Cristo. Ele foi entregue por causa da inveja.

“E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que eu vos solte o rei dos judeus? Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado. Mas estes incitaram a multidão no sentido de que lhes soltasse, de preferência, Barrabás”.
Marcos 15:9-11

A frase é conhecida, “Inveja mata”. Mas, mata  primeiro o invejoso e, dependendo do poder do invejoso, pode também ferir o alvo da inveja.
Também se diz que a “Inveja é uma praga”, porque ela é como uma parasita, que vai se espalhando, devagarzinho. Uma conversa com um aqui, um encontro ali e fala-se para outra pessoa, uma idéia ruim contra o outro lançada ao vento, quase sem propósito, mas o objetivo final é sempre destruir aquele que brilha como você quer brilhar.

“Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no seu trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros. Mas tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento”.
Eclesiastes 4:4

Se você tem inveja, vá atrás dos seus sonhos, não destrua o sonho dos outros. Trabalhe pelo que você deseja, seja honesto no tamanho de seus objetivos, seja realista e aceite que cada um é o que é.
Saiba, a cada um de nós é dado o que fazer, um propósito. Precisamos cuidar de nossos corações para não gastarmos nossa vida invejando e tentando destruir os sonhos dos outros.

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem”.
Marcos 7:21-23

2 comentários:

  1. Agora voce mandou ver.
    Que palavra boa.
    Fico imaginando algumas pessoas lendo isso... vou mandar pra uns amiguinhos meus.
    Pastora, a senhora faz muita falta no DF, volte pra ca, faltam profetas nesta terra...

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk o melhor de tudo, naum desprezando o texto, é a figura, muito boa!

    ResponderExcluir