domingo, 17 de julho de 2011

O REINO DE DEUS TEM ETIQUETA



E finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
1Pedro 3:8 

Etiqueta é: conjunto de regras de conduta, especialmente as de tratamento, seguidas em ocasiões geralmente formais, e que revelam sobretudo a importância social das pessoas envolvidas.

Há alguns dias venho pensando sobre as relações interpessoais dentro da igreja e como elas são difíceis. Creio que deveríamos gastar um tempo, nos seminários, nas igrejas, nos grupos familiares, com uma escola de boas maneiras.
Lembrei-me, então, de uma época em que havia uma Escola chamada Socila.  Para quem não sabe Socila era uma escola que ensinava boas maneiras e etiquetas às socialites. Quem quisesse ser chique e elegante deveria ir preparar-se na Socila.

Se você procurar no Dr. Google vai encontrar muitas sites sobre boas maneiras em diversos lugares e situações diferentes, na escola, trabalho, à mesa, no restaurante, no trânsito, na sala de aula, e há até sobre boas maneiras na igreja. Todos eles falam sobre a prática das boas maneiras até que elas se tornem um hábito, uma coisa natural.
Mas onde encontrar textos sobre boas maneiras no Reino de Deus?
Vou colocar aqui somente alguns versículos que achei interessantes sobre o assunto:

Malaquias 2:10  Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?

Romanos 12:16  Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.

Romanos 14:19  Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.

Romanos 15:5  Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,

Efésios 4:32  Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

1 Ts 3:12  e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco,

1 Pedro 4:8  Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.

Mas, encontrei também um texto de Bill Bright, onde ele diz o seguinte:
“Embora se possam dar instruções, não se pode efetivamente legislar sobre boas maneiras. Temos consciência que as boas maneiras são subproduto da vida controlada pelo Espírito Santo. Se uma pessoa estiver cheia do Espírito e demonstrar o fruto do Espírito, será automaticamente atenciosa com os outros. Aprenderá a fazer as coisas certas. Quererá ser boa e generosa”.
Bem, nós podemos ensinar boas maneiras, orar por boas maneiras, mas a prática é absolutamente pessoal e uma decisão.
Isso me levou a pensar mais ainda e concluir que o Reino de Deus tem etiqueta.

A palavra BENIGNO significa: cuja índole é boa; de bom caráter; benévolo, humano, bondoso, que é cortês, prestativo, no tratamento com os outros complacente, generoso, benevolente. 

A falta de suavidade nos relacionamentos é grosseria, coisa tipica de falta de benignidade.
Há muita gente simples, alguns com pouco estudo, que se porta como um verdadeiro nobre. 
São pessoas gentis que sabem relacionar-se com amabilidade, afabilidade.
Ser rude no trato com os outros não depende de seu conhecimento escolar, de seus cursos, de sua conta bancária, ou de seu nome de família, mas é sim, um problema de postura e falta de educação.
Ser cortês não custa nada e trás amizades e conseqüências maravilhosas para os relacionamentos, melhora o tratamento entre as pessoas e perpetua amigos.
Uma pessoa cortês é capaz de discordar, de falar coisas sérias e duras sem se tornar desagradável e antipática. Ela é capaz de dar ordens, de corrigir alguém e ainda assim parecer simpático.

O Evangelho quer nos mudar de forma integral. Quem quer ser discípulo de Cristo e viver em SANTIDADE precisa ser espiritual e moralmente seguro, claro. O problema é que muitos acham que isso basta.
Porque são crentes, e não vivem na mentira, não roubam, não adulteram, não se corrompem, pensam que são santos.
Eles se esquecem que o Reino de Deus tem uma etiqueta a ser seguida. A etiqueta de Jesus Cristo.
Leia os Evangelhos, estude as posturas de Jesus. Ele sempre foi muito educado. Ele era firme, não pecou, ele sim, era santo, mas jamais foi grosseiro. Ser gentil deve ser uma característica marcante dos seguidores de Cristo.

Jesus era manso e suave. Devemos ser assim, também.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Efésios 4:29.
Ser sincero no falar, no corrigir, no apontar os erros, no chegar e no afastar-se, com amor e polidez, nunca fará mal a você, e com certeza, ajudará os menores, os mais fracos, os liderados, os principiantes, os carentes.

Jesus nunca abusava da intimidade. Nós também não devemos abusar.
A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1.
Uma pessoa controlada pelo Espírito Santo saberá ser conveniente e não um abusador. Muitas pessoas em nome da amizade, da intimidade que usufrui, de um cargo, de uma posição superior, é grosseira na maneira de falar. Tratam com desdém, apontam o dedo nas feridas.

Jesus era perdoador, não um atormentador.
Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. Lucas 7:47,48
A prática do bem vai ajudá-lo a ser doce, mais leve.
Tire do seu rosto o seu mau humor, da sua boca as palavras ásperas, do seu olhar a crítica mordaz, de suas mãos o apontar de dedos.
Fortaleça-se na prática da GENTILEZA, sendo amável com todos.
Estenda as mãos aos mais fracos, aos caídos.
Trate de igual modo os pobres e simples, com você trata os chiques e famosos, os letrados e endinheirados.
Cumprimente o irmãozinho que só te dá trabalho com o mesmo abraço e a mesma alegria que você usa para aquele irmão especial.
Visite os simples, que moram longe, que estão em lugares onde você tem até medo de ir com seu carro, do mesmo modo que você faz com os que moram em bairros privilegiados.
Receba em sua casa os pés descalços, lanche com eles, ria com eles, como você faz com os pés calçados de grife.
Caminhe com os humildes, eles também precisam aprender com você. não delegue a eles somente os trabalhos ditos pesados. Eles estão na igreja para crescerem.
Enfim, não faça acepção de pessoas, ame a todos e seja educado, amável, gentil com todos.

A Etiqueta do Reino envolve muitos outros itens, falaremos neles numa próxima vez.
Lembre-se, você pode levar a fama de ser fingido, de somente cumprir um papel, de não ser verdadeiro, de ter um sorriso falso, de não ser tão bonzinho como aparenta. Muitos podem dizer que você não é como se mostra, mas e daí? Descanse o seu coração e deixe Deus recompensar a cada um segundo as suas obras. Além do que, o tempo não suporta a falsidade, se a sua gentileza não for fruto do Espírito Santo isso cairá por terra e você terá que começar a busca pelo fruto precioso que somente Ele pode dar.
Lembre-se, as conseqüências da boa educação, da gentileza, da benignidade, são bem melhores do que as conseqüências da grosseria.

Naquele dia, o “Ramo Novo” que o SENHOR Deus plantar crescerá forte e bonito, e os moradores de Israel que continuarem vivos ficarão alegres e orgulhosos por causa das ricas bênçãos que vão receber. Isaías 4:2 NTLH

2 comentários:

  1. Que Lindo!!!
    DEus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. Muito bem escrito e fundamentado, caracteristico de suas producoes. Lembremos que palavras bonitas e belas etiquetas podem ate agradar aos homens, mas se nossa pratica estiver em desacordo, de nada vale para Deus... Deus a abencoe.

    ResponderExcluir